Políticas das Modalidades

CONFERÊNCIAS PARALELAS

Não verificado Submissões Abertas Não verificado Avaliada pelos Pares

NUCLEO - 1. Processos de Ensino e aprendizagem da Matemática em diferentes modalidades e níveis educacionais.

Nesse núcleo estão incluídas experiências e reflexões sobre pesquisas que envolvam o pensamento algébrico, numérico, geométrico ou relacionado com probabilidade e a estatística.

Diretores
  • Celina Abar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Saddo Almoloud, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Cileda Coutinho, PUCSP
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

NUCLEO - 2. Resolução de problemas em aulas de Matemática

No âmbito deste núcleo temático, são debatidas pesquisas em torno da resolução de problemas como estratégia de ensino e de aprendizagem de Matemática. Estes problemas podem ser da própria Matemática ou de diferentes contextos. Além de reflexões acerca das possíveis potencialidades ou entraves deste tipo de estratégia, há lugar ainda para investigações relativas aos processos de formulação e de resolução de problemas.

Diretores
  • Celina Abar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Saddo Almoloud, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Gabriel Lima, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

NUCLEO - 3. Tecnologia digital e outros recursos para o ensino e aprendizagem da matemática

Engloba temas emergentes da Educação Matemática relacionados ao uso das tecnologias digitais, assim como a Educação a Distância e a convergência com outras tecnologias. Envolve descrições e experiências ligadas a pesquisas com tecnologias digitais e suas interfaces com aprendizagem da Matemática, formação de professores que ensinam matemática, produção de material didático e instrucional, abordagens/estratégias de ensino de Matemática, currículo de Matemática questões relacionadas à avaliação.

Diretores
  • Celina Abar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Saddo Almoloud, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Gerson Oliveira, PEPG em Educação Matemática da PUC/SP
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

NUCLEO - 4. Formação de professores que ensinam Matemática.

Pesquisas sobre contextos de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, contemplando Cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia, bem como cursos de extensão, grupos colaborativos, pós-graduação, e abrangendo diferentes modalidades: semipresencial, presencial e a distância. As temáticas podem envolver aspectos teóricos, empíricos ou metodológicos sobre formação matemática, conhecimento profissional do professor, práticas pedagógicas, processos formativos, identidade docente e desenvolvimento profissional.

Diretores
  • Celina Abar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Saddo Almoloud, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Jose Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

NUCLEO - 5. Aspectos teóricos e conceituais da Educação Matemática.

Pesquisas que apontam como as teorias e conceitos da Educação Matemática podem contribuir na tomada de decisões que possam contribuir na qualidade do processo de ensino e da aprendizagem da Matemática.

Diretores
  • Celina Abar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Saddo Almoloud, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Sonia Igliori, PEPG em Educação Matemática da PUC/SP
Não verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

NUCLEO - 6. Pesquisa em Educação Matemática

Nesse núcleo estão propostas que englobam questões vinculadas com o desenvolvimento da investigação no campo da educação Matemática, como são as novas linhas de investigação, os aportes de novos marcos teóricos e suas reflexões, aportes sobre questões metodológicas nas investigações em Educação Matemática e o lugar da investigação e dos pesquisadores nos sistemas educativos.

Diretores
  • Celina Abar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Saddo Almoloud, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Barbara Bianchini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

NUCLEO - 7. Relação da Matemática com outras áreas de conhecimento

Estudos que tragam conexões da matemática com outras disciplinas, a matemática no contexto das ciências e tecnologias, na história do conhecimento, na vida cotidiana e na natureza, na arte assim como experiências de aprendizagem mediante projetos interdisciplinares.

Diretores
  • Celina Abar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Saddo Almoloud, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Celso Campos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

NUCLEO - 8. Educação Matemática e inclusão

Explorar questões relacionadas ao conceito de inclusão e suas vertentes, entre as quais destacam-se: estudos associados os processos de aprendizagem matemática daqueles historicamente marginalizados no contexto escolar; reflexões sobre as demandas associadas às práticas docentes em cenários inclusivos; implicações para o currículo e para a avaliação; desenvolvimento de quadros teóricos voltados à construção e desconstrução de conceitos como, deficiência, diferença, igualdade e justiça social e discussões sobre políticas públicas.

Diretores
  • Celina Abar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Saddo Almoloud, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Ana Manrique, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

NUCLEO - 9. História social da Educação Matemática na Ibero-américa

Estudos, pesquisas e trabalhos de investigação sobre o papel que desempenha a História da Matemática e da Educação Matemática na formação do matemático e do professor e as que tratam da historiografia da Educação Matemática.

Diretores
  • Celina Abar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Saddo Almoloud, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Fumikazu Saito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Brasil
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

NUCLEO - 10. Comunicação e divulgação da Matemática

Os processos de ensino e de aprendizagem envolvem comunicação na qual os alunos e professores devem atuar como receptor e emissor e podem ser propostas em torno da arte de perguntar, o uso da linguagem apropriada, a compreensão da informação, propostas em torno da troca de experiências e sua divulgação e a matemática nos meios de comunicação.

Diretores
  • Celina Abar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Saddo Almoloud, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Benedito da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

APOIO