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Drogas na escola: informação, intervenção e prevenção
Última alteração: 2016-10-14
Resumo
O trabalho objetivou quantificar o número de usuários de variadas drogas e possibilitar uma sensibilização dos estudantes a respeito da temática dessas substâncias, com o intuito de oferecer informações adicionais aos seus conhecimentos prévios, provocando uma reflexão acerca do assunto para assim modificar realidades. Foi realizada uma palestra com o tema “álcool e drogas” e foram aplicados 2 questionários, uma pré-palestra e outro pós-palestra. Os questionários tinham caráter anônimo e foi requisitado para que os alunos respondessem com sinceridade. A intervenção teve como público alvo alunos da 8ª série da Escola Estadual Sarah Salvestro, primeiramente com 134 alunos, que responderam o questionário pré-palestra, e posteriormente com 74, os quais assistiram à palestra e responderam o questionário após ela. No questionário pré, 18,7% dizem não possuir conhecimento algum sobre drogas, 31.3% como médio e 17.9% como muito, contra 5.6%, 58,4% e 18% no pós-palestra, respectivamente. 30,6% desses alunos já tiveram contato com maconha, 6% com cocaína, e 17.9% com lança-perfume. Os resultados desse trabalho foram levantados exclusivamente pelas respostas dadas pelos alunos, sem confirmação oficial sobre o que responderam. Tais resultados apontam que apesar de ter havido melhora no que diz respeito ao conhecimento dos alunos acerca do tema, a prevalência de experimentação de drogas em adolescentes escolares é alta, sendo importante detectar precocemente grupos de risco e desenvolver políticas de prevenção do abuso e dependência dessas substâncias.
Palavras-chave
drogas; adolescência; álcool; cocaína; maconha; lança perfume; prevenção; intervenção; prevalência