, Fórum PAS - Prática em Atenção à Saúde 2016

Tamanho da fonte: 
Treinamento em propriocepção e equilíbrio de pacientes idosos com o uso de Nintendo Wii® durante quatro semanas, na Unidade Básica de Saúde, Vila Sabiá, Sorocaba, SP
Frederico Grizzi de Campos, Gabriela Rodrigues da Silva, Gabrielle Matakas Shiguihara, Haik Nichan Mekhitarian, Ieside Arruda Valadares Chamon, Jacqueline Akemi Nishio Juhasz, Henrique Alvares Pessoa, Larissa Araújo Santos, Leticia Buzacarini Alvim, Leonardo Hideki Ikeda, Lucas Alvario Marques

Última alteração: 2017-03-28

Resumo


Introdução: O processo natural de senescência traz consigo diversas implicações que podem ser mais ou menos acentuadas, lentas ou de rápida evolução dependendo da individualidade de cada pessoa. A gradual perda do equilíbrio, flexibilidade e habilidades proprioceptivas manifesta-se nas atividades diárias como: caminhadas, afazeres domésticos ou até mesmo no lazer. Tal complicação advinda do envelhecimento culmina no aumento do número de quedas e complicações derivadas desse tipo de acidente que incluem além das consequências físicas, sequelas psicológicas e sociais para os idosos, os quais em Sorocaba chegam a representar quase 10% da população. A restrição de algumas atividades no cotidiano dos idosos pode resultar em quadros de fragilidade e depressão, potencializando ainda mais o processo do adoecimento. Ruas inseguras e calçadas desniveladas colocam em prova a destreza da população ao realizar os compromissos diários. Tratando-se da população idosa, as mínimas irregularidades das ruas em que circulam são propícias às ocorrências desastrosas, justamente por estarem suscetíveis à regressão das habilidades proprioceptivas. Tendo tal problemática em vista, vê-se necessário a elaboração de um plano de ação que contenha simples atividades, mas que conquiste um resultado positivo mesmo que a longo prazo. Acredita-se que exercícios que estimulam a competência proprioceptiva possam agir de forma benéfica e segura na busca da melhora na qualidade de vida dos idosos residentes na Vila Sabiá, localizada no município de Sorocaba – São Paulo. Para tanto, faz-se necessário uma abordagem na unidade da Unidade Básica de Saúde (UBS) - Vila Sabiá que guiará em direção a exercícios próprios para o problema e para a idade. O presente projeto traz em si uma prática de diversos tipos de jogos virtuais do acessório de “videogame” Wii Fit®, com diferentes tipos de movimentos, a fim de estimular as vias do equilíbrio. Além disso, o parâmetro de avaliação da melhora foi realizado através da Escala de Equilíbrio de Berg e Senior Fitness Test (SFT). Objetivos: Avaliar o efeito de quatro semanas de treinamento proprioceptivo, nas medidas do equilíbrio postural de idosos na UBS- Vila-Sabiá, com o intuito de determinar a efetividade de uma estratégia simples de intervenção, promovendo a saúde por meio de independência funcional e uma visão preventiva das quedas, com melhora do equilíbrio estático e dinâmico. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, de prevalência. Participaram 9 idosos de ambos os gêneros, com os seguintes critérios de seleção, estar na faixa etária entre 66 a 70 anos e não possuir doenças debilitantes ou degenerativas. Foi realizada uma anamnese com cada idoso participante, para coleta de dados como: idade, sexo, peso, altura e história pregressa, além do colhimento das assinaturas do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Inicialmente os idosos passaram por uma triagem na qual continha a aplicação do Questionário de Prontidão para Atividade Física (PAR-Q). Tal questionário dispunha de questões que avaliariam a necessidade ou não de uma opinião médica antes da realização de exercícios físicos. Num segundo momento foram aplicados dois testes: [1] Escala de Equilíbrio de Berg: desenvolvida e validada por Berg et al. Esta escala avalia o desempenho do equilíbrio funcional em 14 testes como a habilidade de sentar, ficar de pé, alcançar, girar em volta de si mesmo, olhar por cima de seus ombros, ficar sobre apoio unipodal, e transpor degraus. A pontuação total é de 56 pontos sendo que índice igual ou menor a 36 está associado a 100% de risco de quedas. [2] O Teste de Alcance Funcional ou Functional Reach Test (FRT) - TAF: desenvolvido por Duncan et al. para avaliar a capacidade do idoso de mover-se voluntariamente até os limites de estabilidade anterior e lateral, ou seja, seu limite de alcance funcional. Teste original para o Senior Fitness Test (SFT). Ainda num terceiro momento foram utilizados quatro jogos da plataforma de videogame Wii Fit®, dentre eles: “Soccer Heading”, “Table Tilt”, “Ski Slalom” e “Ski Jump”. Os jogos possuíam a função de estimular a destreza e habilidade dos idosos na realização de movimentos simples, além de fazer com que eles interagissem com o meio tecnológico. Os movimentos realizados incluíam: movimentos de extensão e flexão das articulações lombossacrais, femoropatelar e femorotibial, demandando uso da musculatura dos membros inferiores, abdômen e tronco, e membros superiores para manutenção do equilíbrio. Resultados: Embora tenha ocorrido exclusão de participantes e a amostra seja reduzida, de nove participantes, foi identificado uma real melhora de acordo com os dados coletados através dos questionários no período da primeira aplicação quando comparado à ultima, o que, ainda assim, não qualifica a pesquisa como estatisticamente relevante. Avaliando isoladamente o teste TAF, as taxas de melhora variam entre 7% e 266%. Além dos números, pode-se contar com os participantes do estudo para que relatassem suas experiências durante a sequência da intervenção. Através deles, pudemos perceber que os efeitos dos exercícios surtiram o efeito benéfico que era esperado no início do projeto. Sabe-se que a melhora não será permanente, visto o pouco tempo de realização dos exercícios, mas reforçou a percepção, que a melhoria do equilíbrio contribui para independência funcional das pessoas, em especial a idosa, além de atuar na prevenção de quedas, fatores esses que podem ser interpretados como uma melhoria na saúde das pessoas. As atividades realizadas também serviram para uma maior inserção dos idosos ao mundo tecnológico, através dos jogos da plataforma Wii Fit®, onde além de melhorar sua postura e coordenação, também se divertiam ao superar seus escores anteriores.  Conclusões: A melhora na qualidade de vida dos idosos pode ser alcançada por meio de práticas saudáveis. Seja através da melhora na alimentação, no sono ou na realização de atividades físicas, o envelhecimento pode ser um processo tranquilo, natural e sem grandes intercorrências, dependendo dos hábitos de vida adquiridos ao longo de sua vivência. Para isso, é necessário que haja apoio e incentivo que pode ser proveniente da família, amigos e até mesmo dos próprios profissionais da área da saúde.


Palavras-chave


propriocepção; equilíbrio; Wii-Fit; idosos; treinamento