Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Comunicações

WEB CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CONHECIMENTOS
Alessandra Rodrigues, Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano
OS “ESTRANGEIROS” NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: O PÚBLICO E O PRIVADO IN ACTU
Ana Paula Carvalho, Juliana Silva, Lhays Marinho
INTERAÇÃO NA MODALIDADE EaD: ANÁLISE DE UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Sem título
Frederico Fonseca Fernandes, Suely Scherer
NOVOS RUMOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Mirelen Taira Silva, Lucélia Tavares Guimarães
Competências para Empreender na sociedade em Rede
KARINE PINHEIRO DE SOUZA, Bento Duarte da Silva
A TECNOLOGIA MÓVEL CONECTADA NAS MÃOS DOS SUJEITOS DO CURRÍCULO: A EXPERIÊNCIA UM COMPUTADOR POR ALUNO NA REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI
Jayson Magno Silva
FORMAÇÃO DE PROFESSORES em tempos de CIBERCULTURA : um diálogo entre Freire, Brito e Castells.
Ariana Gerzson Knoll, Glaucia da Silva Brito, Michele Simonian
GAMES E GAMIFICAÇÃO NA MODALIDADE EAD: DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA À PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Eliane Schlemmer, Wagner dos Santos Chagas, Bruna Schuster
Mundo das Letras: um aplicativo desenvolvido para a Educação Infantil
Joseane Terto Souza
ESTUDO DA BASE NACIONAL CURRICULAR NO CADADÁ, FINLÂNDIA E PORTUGAL
Tatiana Soster, Fernando Almeida
PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL E COM OS COTIDIANOS NA CIBERCULTURA: TECENDO A METODOLOGIA COM UM RIGOR OUTRO
Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, Edméa Santos
OS DESAFIOS DA PRÁXIS INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR: SABERES POR MEIO DA ARTE E LUDICIDADE
Ana Lúcia Gomes da Silva, Franchys Marizethe Nascimento Santana
FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE SOCIAL FACEBOOK: O DISCURSO COLETIVO DOS SABERES CONSTRUÍDOS POR PROFESSORES INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS
Maria Cristina Lima Paniago, Rosimeire Martins Régis dos Santos, Katia Alexandra Godoi
TEMAS E DILEMAS CONTEMPORÂNEOS: A FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA E A APROPRIAÇÃO DAS TIC POR ESTUDANTES DO/NO ENSINO SUPERIOR
judilma aline silva, Adriana Rocha Bruno, Sebatião Gomes Almeida Junior
ENSINO DA ARTE COM MOBILIDADE
ALEX MELO DA SILVA, TACIA GRACIELE DE ALBUQUERQUE SILVA, ANAMELEA DE CAMPOS PINTO
O USO COTIDIANO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO CONTEXTO FAVORÁVEL À INSERÇÃO DA EAD NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EJA
Flávia Andréa Santos, Sérgio Paulino Abranches
MERITOCRACIA E (IN)JUSTIÇA EDUCATIVA NA ESCOLA BÁSICA MILITAR
Rosana SAnt'Ana de Morais
CIDADANIA, CURRÍCULO E MÍDIAS DIGITAIS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
Patricia Reginalda da Silva Selau, Daniel de Queiroz Lopes
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO POTENCIALIZADORA DE PISTAS PARA REORIENTAÇÃO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
Senhora Mariluza Sartori
A PROPOSTA CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: ASPECTOS ORGANIZACIONAIS, PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS
Flávio dos Santos Sapucaia, Ana Chiummo, Emilio Celso de Oliveira
O PROJETO ECO, OS MOOCS, O CENÁRIO DE EXPANSÃO E DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E UM BREVE OLHAR PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA Sem título
Warlley Ferreira Sahb, Fernando José de Almeida

Pôsteres

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS NAS SALAS DE AULA DO CURSO DE PEDAGOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO HÍBRIDO PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS NAS SAL
Ivaneide Dantas da Silva
WEB CURRÍCULO, POSSIBILIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM TDIC
MALTON DE OLIVEIRA FUCKNER, THIAGO BARBOSA SILVA
A PLATAFORMA MODULAR OBJECT-ORIENTED DYNAMIC LEARNING ENVIRONMENT (MOODLE) COMO ESPAÇO DE SUPLEMENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Katia Regina Xavier da Silva, Marcio Nogueira de Sá, Bruno Rafael Soares
O MOVIMENTO MAKER ACESSIBILIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL Sem título
Mary Grace Pereira Andrioli, Thiago Schumacher Barcelos, Claudia Stippe
PROJETO DE PESQUISA - O BRINCAR COM SUCATA NA RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E COMO POTENCIALIAZADOR DO PROCESSO CRIATIVO COM CRIANÇAS ATÉ 2 ANOS
Márcia Tostes Costa da Silva
OS REFLEXOS DO CEDEI NA FORMAÇÃO CONTINUADA DAS PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL LUDOVICENSE
Andréa Rodrigues de Souza
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA: DAS RESISTÊNCIAS DOCENTES A UMA PEDAGOGIA DO PENSAR A LUZ DO LETRAMENTO DIGITAL, TECNOLÓGICO E MIDIÁTICO
Francisco Renato Lima, Jovina da Silva

Oficinas

Interação, acessibilidade e aprendizagem com Makey Makey, Kinnect, Arduíno e Scratch
Mary Grace Pereira Andrioli, Thiago Schumacher Barcelos, Pedro Stippe
Construção de webquest
Eli Lopes da Silva, Manoela Albertoni Silveira, Nádia Henedi Lemos Simão
Vivência interdisciplinar do cuidar e nutrir com consciência VIVÊNCIA INTERDISCIPLINAR DO CU
Simone moura Andrioli de Castro Andrade, Fátima Aparecida Arantes Sardinha, ANA Maria Ruiz Tomazoni
Design de Educação Digital: Projetar num contexto híbrido e multimodal
EDERSON Luiz Locatelli, Nelson Luis Eufrasio Junior, Eliane Schlemmer
O uso da plataforma Fábrica de Aplicativos para dispositivos móveis
ALEX MELO DA SILVA, TACIA GRACIELE DE ALBUQUERQUE SILVA, ANAMELEA DE CAMPOS PINTO
A formação docente em foco: pensando a prática com a ajuda da arte
Alexandre Saul, Fernanda Quatorze Voltas
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: USO DE SOFTWARE DE AUTORIA COMO RECURSO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Joelma da Silveira, Patrícia Francisca da Silva Araújo

Relatos de Práticas Pedagógicas

Título: Um projeto a quatro mãos – Interdisciplinaridade, tecnologia, cooperação e pesquisa.
Sara D'Almeida Dantas, Renata Pereira Salazar
" O Cavalo de Tróia” na Educação: uma vivência simbólica interdisciplinar
Simone moura Andrioli de Castro Andrade, Jerley Pereira da Silva
Kalahari em um minuto Kalahari em um minuto
Aldo Francisco Umanzor Ordenes, Marcelo Yukio Sato
A escola e o sistema de educação brasileiro – a perspectiva dos alunos.
Bárbara Szuparits Silva, Victor Marques Macário
Educação crítica de surdos em uma escola inclusiva
Renan Soares
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NA PLATAFORMA MOODLE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉ
Marcio Nogueira de Sá, Kátia Regina Xavier da Silva, Bruno Rafael Soares
A construção do conhecimento a partir de uma Rede de Pesquisa Colaborativa (EDMODO)
Edvania Cristina Cipriano Rodrigues da Silva, Verônica da Silva Aparecida Lorenzetti, Edvania Cristina Cipriano Rodrigues Silva, Sueli Aparecida Lira
PENSAMENTO FREIREANO, LEITURA E ALFABETIZAÇÃO COM EDUCANDOS DA ESCOLA PÚBLICA
JESUS LOPES SILVA
Educação permanente à distância: capacitação de profissionais da rede de Urgência e Emergência do SUS
Juliana Bezerra Joaquim Campos, Ricardo Mendes Mendes Santos, Gabrielle Passarini Mendes Carvalho, Rita Maria Lino Tarcia
Projeto Luz na Minha Vida-Narrativas Digitais
Ana Maria Ribas, Cleiton de Souza Santos, kamila Salles

Seminário de Pesquisa

PIBID: A EMERGENTE POLITICA PUBLICA BRASILEIRA PARA A TRANSFORMACAO DA FORMACAO DE PROFESSORES DE MATEMATICA? REALIDADE OU MITO?
Fernanda Scaciota Simoes da Silva
PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE O USO WHATSAPP EM UM CURSO DE EFE PARA GUIAS DE TURISMO
FREDERICO CHAVES SAMPAIO JUNIOR
AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO E OS POSSÍVEIS IMPACTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
MAURICIO DE SOUSA
O ensinar e o aprender freireano na escola pública
Angélica Ramacciotti, Ana Maria Saul
ENSINO DE CIÊNCIAS EM REDE: POSSIBILIDADES E IMPLICAÇÕES DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA USO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE
Neila Andrade Tostes Lopez Santos