Visão Geral


  • O Seminário de Ciência da Religião Aplicada será um evento público e gratuito.
  • As inscrições para ouvintes serão feitas no dia do evento.
  • As discussões ocorrerão mediante a apresentação de papers (escritos) que busquem responder questões específicas relacionadas ao tema do evento designadas pela coordenação do evento a partir de demandas observadas e debates teóricos já publicados.
  • Cada pessoa que tiver seu paper selecionado terá um tempo de apresentação oral de 15 minutos, tendo ainda um momento em seguida para debate aberto.
  • As mesas de discussão ocorrerão entre os autores dos papers selecionados e a moderação, e haverá interação com o público do seminário.
  • Os certificados serão distribuídos digitalmente, por esse portal.


Nota: Devido ao tempo reduzido de fórum, os papers serão selecionados por uma comissão. Essa será constituída por pesquisadores e pesquisadoras da área da Ciência da
Religião e terá por objetivo organizar os conteúdos a serem discutidos no fórum.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .


Anais do 4º Seminário de Ciência da Religião Aplicada (2020)
Anais do 3º Seminário de Ciência da Religião Aplicada (2019)
Anais do 2º Seminário de Ciência da Religião Aplicada (2018)
Anais do 1º Seminário de Ciência da Religião Aplicada (2017)


O Seminário de Ciência da Religião Aplicada (SEMCREA) é um evento dos PPGs em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), e tem como objetivo semear contribuições e aplicações profissionais que cientistas das religiões podem apresentar à sociedade.