, IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo

Tamanho da fonte: 
PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL E COM OS COTIDIANOS NA CIBERCULTURA: TECENDO A METODOLOGIA COM UM RIGOR OUTRO
Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, Edméa Santos

Última alteração: 2015-08-28

Resumo


Resumo: Apresentamos neste artigo a tessitura metodológica da pesquisa-formação que estamos desenvolvendo na docência do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN no contexto formativo do doutorado em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. A pesquisa-formação multirreferencial e com os cotidianos, pela implicação com as práticas, tem seus dados construídos em contato implicado e interativo do pesquisador com a situação de estudo por meio de diálogos dos saberes plurais produzidos nas relações vividasentidas pelos praticantes culturais em espaços de aprendizagens. Em nossa pesquisa, esses espaços são potencializados pela criação de atos de currículo no ensino presencial e online que enredados de sentidos engendram significações no movimento teoriaempiria, pesquisaformação, saberesfazeres. Os fios tecidos são resultantes de narrativas e imagens que se entrelaçam a outros conhecimentos produzindo novos e múltiplos sentidos.

Palavras-chave: Pesquisa-formação; currículo; docência; cibercultura.


Palavras-chave


Pesquisa-formação; tessitura metodológica; atos de currículo, docência; cibercultura