, IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo

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O EXERCÍCIO DO OFÍCIO DE MESTRE NO GRUPO ESCOLAR
BRIANNA SOUZA BARRETO, PAULO SERGIO DE ALMEIDA CORREA

Última alteração: 2015-09-04

Resumo


A pesquisa visa averiguar as exigências que eram postas ao exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar; analisar a influência das orientações para o ofício de mestre na política curricular proposta para o grupo escolar no período da ditadura militar brasileira; examinar as políticas educacionais propostas pelo Governo do Pará para o ofício de mestre e o currículo dos grupos escolares no período de 1965-1976; analisar a configuração do ideário proposto para o ofício de mestre nas práticas educativas do Grupo Escolar Doutor Otavio Meira, no município de Benevides, Estado do Pará. Fundamenta-se teoricamente nas ideias de Arroyo (2013) e outros autores descritos no texto. O método utilizado é o historiográfico, qualitativo.  O ofício de Mestre é exercido por alguém que domina um saber específico, uma herança histórica, materializado em um fazer que não pode ser realizado por pessoas sem a devida qualificação. Logo, acompanha o docente para além da escola, visto que ele carrega consigo a imagem de educador construída socialmente, assim como os deveres de sua função como preparação e inquietações que vão além do ambiente escolar.


Palavras-chave


Ofício de Mestre; Política Curricular; Reformas Educativas; Prática Educativa

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