, IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo

Tamanho da fonte: 
Kalahari em um minuto
Aldo Francisco Umanzor Ordenes, Marcelo Yukio Sato

Última alteração: 2015-08-28

Resumo


Visando uma aplicação mais envolvente do livro paradidático "Kalahari: uma aventura no deserto", como complemento do tema África trabalhado nos 8os anos NII em Geografia, decidimos implementar uma prática pedagógica com base na técnica Design Thinking (DT) e que envolvesse o uso da tecnologia como importante suporte para a elaboração de resumos. Através do DT, elaboramos juntamente com os alunos, algumas etapas de construção coletiva e colaborativa do trabalho. Etapas estas que buscaram ampliar e direcionar momentos de discussão, além de estruturar a ideia de síntese da história trazida pelo livro, tentando assim, estimular os alunos à leitura fundamentada do paradidático. Isso nos garantiu maior empenho e proveito dos temas tratados. O produto final (vídeos em StopMotion), se mostrou então muito mais significativo, já que o processo construtivo encaminhou os alunos à conclusões e resumos com consistência.

Palavras-chave


livro paradidático; África; aspectos físicos; problemas sociais

Texto completo: Kalahari em um minuto