, IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo

Tamanho da fonte: 
CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO: SELEÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE CONHECIMENTOS
Heloisa Laura Queiroz Gonçalves da Costa

Última alteração: 2015-09-02

Resumo


O presente texto apresenta percurso de investigação, em desenvolvimento, para escrita de tese de doutoramento, tomando como objeto e fontes os documentos curriculares locais, produzidos por duas redes de ensino, uma municipal e outra estadual, de um estado membro do Brasil, em 2008 e 2012, respectivamente. Para tanto, nosso desenho metodológico orienta-se pelas técnicas da pesquisa bibliográfico-documental. As análises pretendidas estão ancoradas nos estudos curriculares críticos, e objetivam desvelar a intenção curricular construída a partir de conhecimentos de matemática a serem distribuídos, expressa nos documentos analisados. Entendemos que os conteúdos selecionados para estas etapas de ensino, configuram-se como conhecimento dos poderosos uma vez que são próprios daqueles que dominam a Matemática. Questionamos se este conhecimento também confere poder aos que dele se apropriam, possibilitando a estes indivíduos a ocupação de novas posições no espaço de lutas que habitam.

Palavras-chave


Currículo, Matemática, Ensino Fundamental e Médio