, IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo

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O uso da plataforma Fábrica de Aplicativos para dispositivos móveis
ALEX MELO DA SILVA, TACIA GRACIELE DE ALBUQUERQUE SILVA, ANAMELEA DE CAMPOS PINTO

Última alteração: 2015-09-02

Resumo


É necessário reconhecer que temos que construir no docente e no aluno, habilidades cognitivas necessárias para participar de uma aprendizagem que nem sempre está vinculada ao espaço da escola. A escola deve ensinar aos estudantes como aprender com as melhores Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) disponíveis, com o objetivo de estarem bem preparados para as novas necessidades pessoais e profissionais. A capacidade de se estender as experiências educativas além da sala de aula e possibilitar o aprendizado formal e informal se torna um atributo chave na aprendizagem móvel. O que delimita um enorme potencial para a mobilidade, não somente mobilidade física, mas a oportunidade de superar restrições físicas ao ter acesso às pessoas e os recursos de aprendizagem independente de lugar e do tempo. Esta proposta de minicurso surge da problemática sobre a criação de aplicativos mobile para o uso pedagógico sem a necessidade de conhecimentos aprofundados em programação. O objetivo é apresentar de maneira facilitada ferramentas para a criação de aplicativos por meio da plataforma “Fábrica de Aplicativos”, partindo do conceito de framework que possibilita a geração de aplicativos na própria plataforma, envolvendo a implementação para equipamentos móveis. Os dispositivos moveis já fazem parte do cotidiano da maioria dos estudantes, despertando uma preocupação entre o ensino e aprendizagem no ambiente escolar por parte dos professores, gestores, responsáveis e envolve toda comunidade escolar, necessitando que se discutam novas formas educativas por meio das TIC. Esta proposta se justifica, pois, os dispositivos móveis são tecnologias emergentes e acessíveis, que cada vez mais se inserem no contexto educacional e podem otimizar o ensino e a aprendizagem. Para tal, no decorrer do minicurso serão abordados fundamentos teóricos sobre aprendizagem com mobilidade e será proposta a criação de experimentos práticos através da plataforma. Este minicurso poderá proporcionar aos participantes uma ferramenta digital que poderá ser criada e acessada em diferentes espaços e tempos, contendo propostas educativas interativas e criativas.

É necessário reconhecer que temos que construir no docente e no aluno, habilidades cognitivas necessárias para participar de uma aprendizagem que nem sempre está vinculada ao espaço da escola. A escola deve ensinar aos estudantes como aprender com as melhores Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) disponíveis, com o objetivo de estarem bem preparados para as novas necessidades pessoais e profissionais. A capacidade de se estender as experiências educativas além da sala de aula e possibilitar o aprendizado formal e informal se torna um atributo chave na aprendizagem móvel. O que delimita um enorme potencial para a mobilidade, não somente mobilidade física, mas a oportunidade de superar restrições físicas ao ter acesso às pessoas e os recursos de aprendizagem independente de lugar e do tempo. Esta proposta de minicurso surge da problemática sobre a criação de aplicativos mobile para o uso pedagógico sem a necessidade de conhecimentos aprofundados em programação. O objetivo é apresentar de maneira facilitada ferramentas para a criação de aplicativos por meio da plataforma “Fábrica de Aplicativos”, partindo do conceito de framework que possibilita a geração de aplicativos na própria plataforma, envolvendo a implementação para equipamentos móveis. Os dispositivos moveis já fazem parte do cotidiano da maioria dos estudantes, despertando uma preocupação entre o ensino e aprendizagem no ambiente escolar por parte dos professores, gestores, responsáveis e envolve toda comunidade escolar, necessitando que se discutam novas formas educativas por meio das TIC. Esta proposta se justifica, pois, os dispositivos móveis são tecnologias emergentes e acessíveis, que cada vez mais se inserem no contexto educacional e podem otimizar o ensino e a aprendizagem. Para tal, no decorrer do minicurso serão abordados fundamentos teóricos sobre aprendizagem com mobilidade e será proposta a criação de experimentos práticos através da plataforma. Este minicurso poderá proporcionar aos participantes uma ferramenta digital que poderá ser criada e acessada em diferentes espaços e tempos, contendo propostas educativas interativas e criativas.


Palavras-chave


EDUCAÇÃO MÓVEL