, IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo

Tamanho da fonte: 
Competências para Coempreender com as TIC
KARINE PINHEIRO DE SOUZA, Bento Duarte da Silva, Rafael dos Santos da Silva

Última alteração: 2015-09-04

Resumo


Esta oficina, intitulada Competências para Coempreender com TIC, tem como objetivo sensibilizar os educadores/professores, e alunos que serão futuros professores, para a importância da Educação para o Empreendedorismo com as TIC, de forma colaborativa, em rede e na rede, emergindo daí o conceito de Coempreender. Os participantes serão estimulados a desenvolver a literacia digital, a colaboração-comunicação e o pensamento crítico-criativo, bases constitutivas das competências chave para Coempreender na era digital.

A aderência à oficina justifica-se para que os professores percebam que o empreendedorismo, não sendo uma solução para todos os males da sociedade pós-moderna, é uma área com um potencial imenso, potenciadora de novas soluções, inovações, capaz de realizar os sonhos possíveis ao colocar em ação a criatividade.

Num mundo em mudança, em que as transformações tecnológicas, económicas, sociais, laborais … se sucedem a um ritmo cada vez mais acelerado, ganha relevo o fomento de uma “cultura empreendedora” que incentive a criação e o desenvolvimento de projetos inovadores, com potencialidades de resolução de problemas das comunidades.

Entendemos que a Educação e a Escola, são o caminho e o local, para que as crianças e os jovens, em todos os ciclos de escolaridade, desde o ensino fundamental,  adquiram as competências para se tornarem seres empreendedores. Para isso, é fundamental que os professores potenciem práticas pedagógicas que incluam a aprendizagem pela realização do “aprender fazendo” e do “aprender em rede” com uma articulação estreita com a comunidade local, mas mapeando no eixo local-global, no aproveitamento pleno das redes digitais, glocalizadas, (pensadas para o local, mas para atuar no global).

Ao falar em Escola não estamos a pensar em mais uma disciplina a juntar à grade curricular, mas numa perspetiva transversal, que cada professor, na sua disciplina concreta (ou numa perspetiva interdisciplinar, se possível) potencie com suas práticas pedagógicas, junto dos alunos, as atitudes e as competências da Educação Empreendedora. Fazendo um encontro com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, não só como recurso de inovação das práticas pedagógicas, mas com um outro olhar ao tomá-las no seu uso social para intervir em novos setores da sociedade, novos negócios, novas formas de estudar e de trabalhar, novas formas de fazer cidade. Se os jovens da era digital, nativos digitais, já se apropriaram das TIC para comunicar e conviver, também podem ser mobilizados no sentido de conceberem projetos que mobilizem práticas sociais e comunitárias com as TIC.

Como resultado, espera-se que a oficina desperte os participantes para a metodologia do Coempreender com as TIC, colocando-os frente a um processo reflexivo para atuarem de forma empreendedora nas suas práticas pedagógicas, de forma a desenvolver, junto a seus alunos, a atitude de uma educação empreendedora que gere riqueza, seja ela de nível económico, social ou cultural.

 


Palavras-chave


Educação empreendedora, Tecnologia Educativa, Competências