, IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo

Tamanho da fonte: 
Experiência de formação docente com doutorandos de um programa de pós-graduação na área de saúde: concepções sobre o papel do professor universitário.
Thaisa de Farias Cavalcanti Santos, Maria Wanderléia de Lavor Coriolano Marinus, Patricia Lima Dubeux Abensur

Última alteração: 2015-08-28

Resumo


O relato de prática tem como foco a formação docente de alunos do Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente, no qual estão inseridos profissionais da área de saúde, juntamente com profissionais de áreas interdisciplinares. Esta proposta visa contemplar e fomentar a função docente no aluno de pós graduação, tendo em vista a sua inserção atual ou futura como Docente do Ensino Superior, articulando o ensino da pós graduação ao ensino da graduação em enfermagem na disciplina de Metodologia Científica. Desse modo, o estudo tem como objetivo geral analisar o processo de formação docente de alunos do Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente, com o uso de estratégias de ensino aprendizagem dialógico problematizadoras. A metodologia adotada é do tipo qualitativa, constando como instrumento de coleta de dados uma carta de apresentação contemplando a escolha profissional, o papel que os docentes tiveram na sua formação, o que espera aprender nesta experiência de formação docente. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo, emergindo duas temáticas: "A busca pelas competências necessárias para o ser docente a partir de uma tendência sócio-cultural" e "Espelhando-se nos docentes que fizeram parte da trajetória para a construção de uma identidade".


Palavras-chave


Formação de educadores; Integração pós-graduação / graduação