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O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES INDÍGENAS QUE ATUAM NA EMEF INDÍGENA KWATINEMU
Última alteração: 2015-09-04
Resumo
Este artigo buscou refletir se a formação proposta no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) tem conseguido subsidiar os professores indígenas da etnia Assurini no seu fazer pedagógico, de modo a atender as necessidades de aprendizagem das crianças indígenas quanto à educação escolar. A fim de compreender como os professores indígenas se posicionam e articulam em suas práticas pedagógicas às orientações do PNAIC, realizou-se uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, a partir de autores como: Adugoenau (2003), Silva (2002), Kahn (1994), Meliá (1999), dentre outros. Foram entrevistados dois docentes da escola Kwatinemu, localizada na aldeia da etnia Assurini. Os resultados apontam que o PNAIC não considera a diversidade cultural das comunidades indígenas, o que obriga os professores indígenas a desenvolverem adequações das metodologias apresentadas nos encontros do PNAIC à realidade dos alunos da educação escolar indígena.
Palavras-chave
PNAIC, Educação Escolar Indígena, Professores Indígenas, Práticas Pedagógicas.