Última alteração: 2015-08-28
Resumo
Este relato aborda a experiência pedagógica vivenciada nos anos de 2012 a 2014 na disciplina de Multimeios em Educação, do Curso de Pedagogia nas modalidades presencial e a distância da Universidade Estadual do Maranhão. Trata da integração de tecnologias independentes e dependentes na formação docente, considerando a necessidade de ensinar os conteúdos teóricos e práticos, o conteúdo pedagógico e o conteúdo tecnológico e, portanto, proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades didáticas, tecnológicas e socioemocionais, de forma articulada, integrada, atualizada e coerente com a realidade educacional, que faz uso da diversidade de mídias a depender do tempo, do espaço, das condições socioeconômicas locais, das condições da internet, do tema, da formação pedagógica do corpo docente e até mesmo da gestão escolar, que muitas vezes detêm equipamentos e recursos em seu poder e não disponibiliza para uso didático-pedagógico, sendo assim o professor acaba por lançar mão do recurso que lhe for possível. Obtivemos além da integração de mídias dependentes e independentes, a motivação e envolvimento dos estudantes nas atividades e exercitamos a relação teoria e prática ao longo da disciplina.