Última alteração: 2015-09-03
Resumo
A pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades e os limites de uma formação continuada oferecida a dez professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. A referida formação discute a inserção do ambiente virtual MOODLE articulado ao ensino investigativo de ciências na prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa-formação, e os instrumentos utilizados para coleta de dados são: entrevista semiestruturada, análise das gravações dos encontros presenciais da formação, fórum e diários de bordo postados no MOODLE. Tem como aporte teórico Almeida e Prado (2003), Carvalho (2013), Alvarado Prada (2006), Nóvoa (1997), Tardif (2006), Schön (2000). Os resultados iniciais apontam que a formação continuada e as sequências de ensino investigativas contribuem para que os professores criem uma rede de aprendizagem de Ciências, promovendo o diálogo e a socialização dos saberes, bem como novas práticas pedagógicas.