, IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo

Tamanho da fonte: 
PESQUISA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE: TENSÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM UMA ESCOLA FEDERAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO DE JANEIRO
Márcia Valpassos Pedro, Maria da Glória Moreira D'Escoffier, Elaine Lopes Novais

Última alteração: 2015-09-07

Resumo


O presente trabalho trata da pesquisa sobre a prática docente. Discute sobre as crenças e os fatores que dificultam a realização de pesquisas por professores da Educação Básica, como a falta de um conhecimento teórico e de tempo para pesquisar a própria prática. A partir do referencial teórico que compreende que a prática reflexiva do professor envolve a aproximação dos saberes privados adquiridos ao longo da experiência profissional e os saberes acadêmicos ou profissionais construídos por outros, foram analisadas entrevistas de 12 professores de uma Escola Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) da cidade do Rio de Janeiro, considerando a percepção dos docentes em relação ao papel da pesquisa em suas práticas.


Palavras-chave


pesquisa-ação, sala de aula, prática pedagógica