Última alteração: 2015-09-01
Resumo
Esta oficina tem como objetivo oferecer a educadores possibilidades de criação de atividades acessíveis e interativas como forma de favorecer a aprendizagem dos alunos. Faz parte do Projeto Acessibilidade TIC: acessibilidade ao currículo por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação que visa investigar estratégias que promovam o acesso ao currículo de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, de modo a contemplar o público-alvo da educação especial incluído em classes comuns. Os pesquisadores são docentes do curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Câmpus Guarulhos e alunos bolsistas. Conta com financiamento do CNPq (chamada pública CNPq-SETEC/MEC Nº 17/2014), e tem como parceiro demandante a ONG Instituto Paramitas. Os participantes aprenderão estratégias para adaptação de materiais do cotidiano (sucatas e recursos de papelaria) integrados programações feitas no Scratch e que funcionam em diferentes dispositivos placa Makey makey, Kinect e Raspberry PI Espera-se que os cursistas não só aprendam novas estratégias para uso no cotidiano educacional, como possam criar e remixar diversas possibilidades a partir de suas necessidades.