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PERCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA ACERCA DO SENTIDO DA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO ESCOLAR
Última alteração: 2015-09-07
Resumo
Apesar da ubiquidade das tecnologias digitais na sociedade contemporânea, a inclusão e integração dessas tecnologias no ambiente escolar tem se dado de forma restrita, tensionada e muitas vezes despida de sentido. Este trabalho discute a visão de educadores em formação continuada, em nível de mestrado profissional, acerca do significado atribuído à integração das tecnologias ao currículo da educação básica. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário aberto aplicado a 15 mestrandos em Ensino de Ciências no âmbito da disciplina “Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências”. Os resultados indicaram que, apesar de consideradas todas as nuances do público investigado, há uma preponderância do entendimento de que a integração das tecnologias ao currículo, em todas as suas faces, esteja associada à mera incorporação, nas práticas pedagógicas, de dispositivos e artefatos em geral.