, IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo

Tamanho da fonte: 
FACEBOOK NA FORMAÇÃO ONLINE DE PROFESSORES NO MODELO TPACK
Lilian da Silva Moreira, Maria Altina Ramos

Última alteração: 2016-01-04

Resumo


Neste trabalho apresenta-se o contributo do Facebook na formação de professores, num contexto de aprendizagem integrada e num processo de formação presencial e online. O Facebook foi um espaço de partilha de recursos digitais produzidos durante a formação e, sobretudo, uma oportunidade de desenvolver o pensamento reflexivo e crítico sobre a prática pedagógica. Abordamos a formação de professores em Portugal para o uso das TIC e apresentamos o modelo TPACK de uma forma sucinta. A metodologia é do tipo qualitativo, sendo um estudo de caso. Os dados provieram do grupo do Facebook e das notas de campo e foram alvo de análise de conteúdo. Concluímos que o Facebook, durante a Formação Contínua foi útil para a partilha de recursos, aprendizagem e momentos de reflexão. Foi também valorizado pelos formandos como um diferencial das outras formações que eles já haviam frequentado. O modelo TPACK subjacente à formação não foi totalmente conseguido tendo sido mais acentuada a formação técnica.

 


Palavras-chave


TIC, Formação Contínua de professores online