, IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo

Tamanho da fonte: 
O PLANEJAMENTO DAS AÇÕES NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ALTAMIRA-PA
Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo, Helaine Pinheiro da Paixão

Última alteração: 2015-09-07

Resumo


Este artigo buscou analisar como ocorre o planejamento e o desenvolvimento das ações do Programa Mais Educação na proposta de ampliação da jornada escolar, identificando a articulação entre o Projeto Político Pedagógico da escola e as atividades desenvolvidas pelo Programa com vistas a melhorias na qualidade de ensino e elevação do IDEB em uma escola pública do município de Altamira-Pará. A pesquisa em tela se deu por meio de uma abordagem qualitativa fundamentada em autores como Saviani (2007), Cavaliere (2010), Moll (2012), Veiga (2001) Vasconcellos (2006). Contou com entrevistas aplicadas aos monitores, professor comunitário e coordenação pedagógica da escola e, e análises documentais. Os resultados apontam para a existência de sobreposição de oficinas que não são concluídas em tempo hábil e uma desarticulação visível das atividades do Programa com a proposta pedagógica escolar, comprometendo a aprendizagem do alunado e a melhoria da qualidade do ensino.

Palavras-chave


Programa Mais Educação, Educação Integral, Planejamento, Qualidade do Ensino

Texto completo: Sem título