Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à ?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

Diretrizes para Autores

As propostas devem visar à atuação profissional de cientistas das religiões de forma remunerada, ou se caso a remuneração não seja possível, que sugira novos campos a serem desbravados visando esse objetivo. Não são permitidos trabalhos de teologia/religião prática (seja qual for), tão pouco recortes de pesquisa que não visem à ciência aplicada. Contudo, discussões teóricas sobre a própria ciência da religião aplicada podem ser aceitas.

Os papers devem ter no mínimo 3 e no máximo 10 páginas, já contando com a lista de referências. Tamanho de papel A4, fonte Arial ou Helvetica, tamanho 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado e margens de 2,5 cm. A primeira linha de cada parágrafo deve conter recuo de 2 cm.

As citações diretas longas devem ser escritas em fonte Arial ou Helvetica, tamanho 10, espaçamento simples, com recuo de 4 cm da margem esquerda. A primeira linha não deve conter recuo.

A estrutura do texto é livre, no entanto deve ser organizada e clara para ser aceita, fundamentada preferencialmente em correntes de pensamento epistemológicas, históricas, sociológicas, filosóficas, ou mesmo na experiência prática em caso de relato de experiência.

Toda palavra estrangeira deve ser grafada em itálico, e os destaques no texto devem ser feitos em itálico ao invés de negrito ou sublinhado.

O nome de áreas, de religiões e termos religiosos deve sempre ser grafado em letra minúscula, salvo aparecerem no início de uma frase ou constituírem nomes próprios (p. ex. catolicismo, igreja, eucaristia, islã, wicca, budismo, ciência da religião aplicada, psicologia, teologia etc.).

O sistema de citações adotado pelo SEMCREA é o mesmo da REVER: Revista de Estudos da Religião. Não são aceitas referenciações em notas de rodapé. Isso significa que os websites devem ser referenciados como obra normal, no corpo do texto, e não nas notas de rodapé.

O modelo para website na lista de referências é o seguinte:

AUTOR. Título do website. Data. Disponível em: <http://www....>. Acesso em: data.

Exemplo: VULCÃO, Ed. Espiritualidade e religiosidade quéchua (inca). CR na Escola: Ciência da Religião Aplicada. 20 ago. 2019. Disponível em: <http://crnaescola.blogspot.com/2019/08/ espiritualidade-e-religiosidade-quechua.html>. Acesso em: 10 out. 2019.

Os termos latinos “op. cit.”, “idem”, “ibidem” etc. e suas variáveis não devem ser utilizados nos papers do SEMCREA. As informações das citações devem ser repetidas sempre que necessário.

Itens de Verificação para Submissão

1. A proposta visa à atuação profissional de cientistas das religiões de forma remunerada, ou se caso a remuneração não seja possível, que sugira novos campos a serem desbravados visando esse objetivo. Ou, caso seja uma discussão teórica, ela é especificamente sobre a ciência da religião aplicada.

2. O texto fala sobre "ciência aplicada", e não sobre "religião aplicada". Ou seja, não é um paper sobre teologia/religião prática (seja qual for).
  3. O paper ter entre 3 e 10 páginas, já contando com a lista de referências.

4. O texto está seguindo a seguinte formatação: Tamanho de papel A4, fonte Arial ou Helvetica, tamanho 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado e margens de 2,5 cm. A primeira linha de cada parágrafo contém recuo de 2 cm.

5. As citações diretas longas (se houver) foram escritas em fonte Arial ou Helvetica, tamanho 10, espaçamento simples, com recuo de 4 cm da margem esquerda. A primeira linha não contém recuo.

6. Toda palavra estrangeira foi grafada em itálico, e os destaques no texto foram feitos em itálico.

7. O nome de áreas, de religiões e termos religiosos sempre foram grafados em letra minúscula (p. ex. catolicismo, igreja, eucaristia, islã, wicca, budismo, ciência da religião aplicada, psicologia, teologia etc.), salvo aparecerem no início de uma frase ou constituírem nomes próprios.

8. Os termos latinos “op. cit.”, “idem”, “ibidem” etc. e suas variáveis não foram utilizados neste paper.

9. Caso a proposta seja aceita, o(s) autor(es) concorda(m) que os textos possam sofrer alterações e adaptações no processo de revisão textual e diagramação.
  10. Declaro estar ciente que para que um paper aprovado seja publicado na íntegra nos Anais do evento, é necessário que ele tenha sido apresentado no dia do SEMCREA.

11. Declaro estar ciente que os textos aprovados serão publicados sob licença CreativeCommons International (CC BY-NC 4.0).
  12. O paper não apresenta possíveis vieses que fragilizam profissionalmente ou academicamente a imagem de cientistas das religiões.

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a essa conferência concordam com os seguintes termos:

a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob licença Creative Commons International (CC BY-NC 4.0), que permite livremente a outros acessar, utilizar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nessa conferência.
c)
Autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos on-line (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento.
d) Para que um paper aprovado seja publicado na íntegra nos Anais do evento, é necessário que ele tenha sido apresentado no dia do SEMCREA.
e) Autores concordam que o texto publicado possa sofrer alterações e adaptações no processo de revisão textual e diagramação, caso necessário.