, VII Encontro de Produção Discente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e Áreas Afins

Tamanho da fonte: 
UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO EM GEOMETRIA DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Renata Udvary Rodrigues, Celina Abar

Última alteração: 2019-02-07

Resumo


: Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado acadêmico em andamento, sobre uma formação continuada em Geometria, oferecida a professores do Ensino Fundamental I, no modelo da Sala de Aula Invertida, através do ambiente Moodle e apoio do software GeoGebra. No Moodle foram disponibilizados: textos sobre Geometria exclusivamente elaborados para essa formação, fóruns sobre os respectivos textos e atividades de Geometria a serem desenvolvidas no GeoGebra. Houve três encontros presenciais para discussão das atividades propostas online e esclarecimentos das dificuldades surgidas durante o processo. Os resultados apontam que o método da Sala de Aula Invertida foi compreendida e aceita pela maioria dos professores, mas evidenciam as dificuldades com os conhecimentos geométricos e, principalmente, com a utilização do GeoGebra.

 


Palavras-chave


Formação de Professores Pedagogos, Sala de Aula Invertida, Tecnologias e Educação Matemática, GeoGebra, Conhecimento Geométrico.