, IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo

Tamanho da fonte: 
O USO DE COMPUTADORES PORTÁTEIS: TECNOLOGIA OU METODOLOGIA?
Cleide Maria Marques Morais, Lina Maria Gonçalves

Última alteração: 2015-08-28

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada com oobjetivo de identificar a concepção de professores e alunos dos anos iniciaisdo Ensino Fundamental de uma escola pública no município de Gurupi, TO,participante do Programa Um Computador por Aluno - PROUCA TO, sobre o uso doslaptops do programa. O percurso metodológico pautou-se em levantamento bibliográfico,observação participante na formação dos docentes para o uso dos computadoresportáteis e grupo focal com docentes e discentes da referida escola. A pesquisapermitiu inferir que seu uso é incipiente. Também explicitou as potencialidades pedagógicas da integração das mídias relacionando os eixos curriculares daGeografia aos recursos dos referidos computadores. Conclui que a integração curriculardestes recursos depende do domínio de conceitos básicos da área de Geografia ede como a cultura escolar põe-se diante do desafio da sociedade tecnológica.

Palavras-chave


TDIC. Laptops PROUCA. Ensino de Geografia. Tecnologias. Metodologias.

Texto completo: Sem título