, IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo

Tamanho da fonte: 
A COMPARAÇÃO DOS ÍNDICES DO SARESP E IDESP E O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO
Malon da Silva Oliveira

Última alteração: 2015-09-07

Resumo


Este trabalho faz uma análise do processo de aprendizagem da Matemática, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, nas escolas da Rede Estadual de Ensino de São Paulo, no período equivalente de 2009 a 2014. Como fonte de consolidação dessas informações utiliza-se o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), que é o indicador de qualidade elaborado pela SEE/SP, em consonância com o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Com base nos dados analisados, foi possível detectar indícios de estagnação da qualidade da educação, especialmente no que se refere a proficiência em Matemática.


Palavras-chave


Ensino de Matemática, Currículo Oficial, Indicadores de Qualidade