, IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo

Tamanho da fonte: 
O DESAFIO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR- PESQUISADOR
Andrea Brandão Lapa, Nilza Godoy Gomes, Vânia Koerich

Última alteração: 2015-09-07

Resumo


As transformações impulsionadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação tencionam ainda mias as formas de exercer a cidadania no mundo contemporâneo e enfatizam a importância da comunicação no desenvolvimento de novas formas de associação e solidariedade na cultura digital. Este contexto traz grandes desafios para os professores que necessitam repensar sua prática, compreender a sociedade em transformação e constituírem-se como sujeitos. Defendemos dois caminhos integrados e complementares para a formação de professores: a mídia-educação como possibilidade para a apropriação crítica e criativa das TDIC e como pesquisadores da própria prática. A partir de estudo de caso realizado sobre projeto de pesquisa em parceria universidade-escola foram identificados fatores e circunstâncias importantes para a formação de professores.


Palavras-chave


Formação de professores; mídia-educação; professor-pesquisador; redes sociais virtuais.