, IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo

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OS DESAFIOS DA PRÁXIS INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR: SABERES POR MEIO DA ARTE E LUDICIDADE
Ana Lúcia Gomes da Silva, Franchys Marizethe Nascimento Santana

Última alteração: 2015-08-28

Resumo


A formação de professores além de ser uma demanda relevante para a sociedade representa um lugar estratégico para o desenvolvimento dos aspectos artísticos e lúdicos. Neste universo discutimos as orientações teóricas sobre o tema “A Arte e a Ludicidade como Linguagem Expressiva e Criativa na Alfabetização Visual da Cultura Regional” no PIBID/Pedagogia/UFMS/CPAQ[1]. Utilizamos como aporte teórico Fazenda; Kischimoto, dentre outros. As articulações interdisciplinares durante os jogos, brincadeiras e atividades plásticas sinalizam o caminho das ações pibidianas e, nesta direção tornam-se instrumentos pedagógicos indispensáveis e determinantes no processo ensinar/aprender. Os encaminhamentos tem nos provocado a sensação de ter dado passos longos, porém, é preciso olhar mais longe quando se propõe utilizar os referidos aspectos como recursos interdisciplinares.


[1] Programa de Iniciação a Docência/Pedagogia/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Aquidauana


Palavras-chave


Formação de Professores. Interdisciplinaridade. Educação. Arte.