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POSSIBILIDADES E FRAGILIDADES PRÁTICAS DA SISTEMÁTICA DO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES)
Última alteração: 2015-08-28
Resumo
Neste texto, de cunho ensaístico, traça-se uma reflexão sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a partir, principalmente, da leitura de documentos veiculados pelo Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O objetivo principal é o de apontar, de forma avaliativa e problematizadora, algumas possibilidades e fragilidades desse sistema de avaliação, tendo em vista a adoção de novas metodologias na realização do processo avaliativo. Teoricamente muitos índices possibilitaram medir a qualidade do ensino oferecido nas IES, essa redução, somada a metodologia utilizada que, por sua vez, apresenta fragilidades e brechas em seu funcionamento, pode descaracterizar o Sinaes como um processo que visa à melhoria da qualidade da educação, ferindo, inclusive, os princípios de legalidade e legitimidade dos processos de avaliação.
Palavras-chave
Sinaes; Avaliação Institucional; Avaliação de Curso; Enade
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