(2017) Pôster
O ENSINO DE TEORIA DOS GRUPOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
Natalia Coelho Soares, Silvia Dias Alcântara Machado, Barbara Lutaif Bianchini |
O ENSINO DO CÁLCULO E AS METODOLOGIAS ATIVAS | |
Danilo dos Santos Christo |
UMA ANÁLISE SOBRE A TEORIA DOS NÚMEROS COMO UM SABER A ENSINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Joice D'Almeida |
(2017) GT01 - Educação Infantil e Fundamental – Comunicação Científica
A DIMENSÃO AFETIVA EM ALUNOS COM INDICAÇÃO DE FRACASSO EM MATEMÁTICA ESCOLAR DURANTE ATIVIDADE EM GRUPO DE RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE GEOMETRIA | |
Suzana Nobre |
O NÚMERO ZERO E O VALOR POSICIONAL NO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS | |
Aline Tafarelo Tracanella, Barbara Lutaif Bianchini |
A IMPORTÂNCIA DO USO ADEQUADO DO VOCABULÁRIO GEOMÉTRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Julio Silva de Pontes |
(2017) GT02 - Educação Fundamental (anos finais) e Médio – Comunicação Científica
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICAS EM PESQUISAS DIRECIONADAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Jamirley Priscila de Souza de Paula, Gabriel Loureiro de Lima |
(2017) GT03 – Currículo e Educação Matemática – Comunicação Científica
O CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO: UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS PRODUZIDAS NO BRASIL DESDE 1997 | |
Fernanda Leite Lopes Beyer |
(2017) GT04 – Ensino Superior – Comunicação Científica
ALGUNS ASPECTOS TEÓRICOS DA TEORIA COGNITIVISTA DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Paulo Ferreira do Carmo |
ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS EM CURSOS DE ENGENHARIA MECÂNICA | |
Rieuse Lopes, Gabriel Loureiro de Lima |
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DAS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS | |
Galvina Maria de Souza |
A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE CONCEITOS RELACIONADOS ÀS APLICAÇÕES GEOMÉTRICAS DA INTEGRAL NA PERSPECTIVA DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO | |
Janine Freitas Mota, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar |
OS SIGNIFICADOS MOBILIZADOS POR ESTUDANTES AO CRIAREM SITUAÇÕES-PROBLEMA | |
Ana Karine Dias Caires Brandrão |
(2017) GT05 – História da Matemática e Cultura– Comunicação Científica
AS INQUIETAÇÕES QUANTO AOS MÉTODOS DE ENSINO DE ARITMÉTICA NA ESCOLA ELEMENTAR ESTADUNIDENSE NO SÉCULO XIX | |
Alexandre Souza de Oliveira, Fumikazu Saito |
ALGUNS BREVES APONTAMENTOS SOBRE O TRATADO DE ORGANICA CONICARUM SECTIONUM IN PLANO DESCRIPTIONE DE FRANS VAN SCHOOTEN | |
ENIO HENRIQUE DELEFRATE |
(2017) GT06 – Novas tecnologias e Educação à distância– Comunicação Científica
MAPEAMENTO SOBRE GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Rafael Geronimo, Maria José Silva |
A INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES POLIVALENTES | |
Maria Teresa Merino Ruz MastroiannI, Gerson Pastre Oliveira |
(2017) GT07 – Formação de professores – Comunicação Científica
CÁLCULO MENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
Lilian Ceile Marciano |
A PRÁTICA DE ENSINO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ESTADO DO CONHECIMENTO REVELADO EM DISSERTAÇÕES E TESES (2002 A 2015) | |
Lailson dos Reis Pereira Lopes, Ana Lúcia Manrique |
PENSAMENTO ALGÉBRICO: QUE CARACTERÍSTICAS SÃO DESTACADAS POR UM PROFESSOR EM UMA ATIVIDADE COM ESSE FOCO? | |
Renata Mendes Soares, Barbara Lutaif Bianchini |
IMAGINÁRIO, PERCEPÇÃO E TECNOLOGIAS PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA:MAPEAMENTOS DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. | |
Vicente Henrique de Oliveira Filho, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar |
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: O QUE É? | |
Lucas Diego Antunes Barbosa, Barbara Lutaif Bianchini |
UMA ENGENHARIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES POLIVALENTES: O CONCEITO DE NÚMERO | |
Emerson Bastos Lomasso |
(2017) GT09 – Processos cognitivos – Comunicação Científica
CONVERGÊNCIAS ENTRE AS TEORIAS RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
Helena Tavares de Souza |
(2017) GT10 – Modelagem Matemática – Comunicação Científica
A PRESENÇA DAS PESQUISAS SOBRE MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ATÉ 2015) NA ÁREA DE ENSINO DA CAPES (2016) | |
Maria Rosana Soares, Sonia Barbosa Camargo Igliori |
A INCLUSÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA MA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO TÉCNICO | |
Douglas Borreio Maciel dos Santos, João Dimas Saraiva dos Santos |
ESTUDO DA PERIODICIDADE A PARTIR DA MODELAGEM MATEMÁTICA A LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. | |
Felipe Costa, Sonia Igliori |
(2017) GT12 – Ensino de Probabilidade e Estatística – Comunicação Científica
CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DE COLUNAS POR ALUNOS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. | |
Sergio Aparecido dos Santos, Vagner Donizeti Ferreira Tavares, Marco Rodrigo da Silva Assis |
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL COM SUPORTE DO GEOGEBRA | |
José Ronaldo Alves Araújo |
INDÍCIOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE CONTROLE AMBIENTAL ACERCA DA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA NO COTIDIANO | |
Albertina Maria Batista de Sousa da Silva, Cibelle Aparecida Rosa dos Santos, Vera Lúcia Rangel de Souza |
METODOLOGIAS ATIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A ABORDAGEM POR MEIO DE PROJETOS | |
Cassio Cristiano Giordano, Danilo Saes Corrêa da Silva |
(2017) GT13 – Diferença, Inclusão e Ed. Matemática – Comunicação Científica
RESOLUÇÃO GRÁFICA DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES DE PRIMEIRO GRAU: EXPLORANDO O ESTILO DE PENSAMENTO MATEMÁTICO VISUAL COM UM SUJEITO CEGO | |
Elen Graciele Martins, Barbara Lutaif Bianchini |
(2017) GT14 – Didática da Matemática – Comunicação Científica
ORGANIZAÇÃO MATEMÁTICA NA ARTICULAÇÃO DE PRÁTICAS DE RESOLUÇÕES DE SISTEMAS LINEARES E POSIÇÕES RELATIVAS DE RETAS NO ENSINO SUPERIOR | |
Renne Garcia Paiva, Celina A.A.P. Abar |