Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

(2017) Pôster

O ENSINO DE TEORIA DOS GRUPOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Natalia Coelho Soares, Silvia Dias Alcântara Machado, Barbara Lutaif Bianchini
O ENSINO DO CÁLCULO E AS METODOLOGIAS ATIVAS
Danilo dos Santos Christo
UMA ANÁLISE SOBRE A TEORIA DOS NÚMEROS COMO UM SABER A ENSINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Joice D'Almeida

(2017) GT01 - Educação Infantil e Fundamental – Comunicação Científica

A DIMENSÃO AFETIVA EM ALUNOS COM INDICAÇÃO DE FRACASSO EM MATEMÁTICA ESCOLAR DURANTE ATIVIDADE EM GRUPO DE RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE GEOMETRIA
Suzana Nobre
O NÚMERO ZERO E O VALOR POSICIONAL NO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS
Aline Tafarelo Tracanella, Barbara Lutaif Bianchini
A IMPORTÂNCIA DO USO ADEQUADO DO VOCABULÁRIO GEOMÉTRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Julio Silva de Pontes

(2017) GT02 - Educação Fundamental (anos finais) e Médio – Comunicação Científica

REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICAS EM PESQUISAS DIRECIONADAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Jamirley Priscila de Souza de Paula, Gabriel Loureiro de Lima

(2017) GT03 – Currículo e Educação Matemática – Comunicação Científica

O CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO: UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS PRODUZIDAS NO BRASIL DESDE 1997
Fernanda Leite Lopes Beyer

(2017) GT04 – Ensino Superior – Comunicação Científica

ALGUNS ASPECTOS TEÓRICOS DA TEORIA COGNITIVISTA DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Paulo Ferreira do Carmo
ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS EM CURSOS DE ENGENHARIA MECÂNICA
Rieuse Lopes, Gabriel Loureiro de Lima
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DAS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS
Galvina Maria de Souza
A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE CONCEITOS RELACIONADOS ÀS APLICAÇÕES GEOMÉTRICAS DA INTEGRAL NA PERSPECTIVA DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO
Janine Freitas Mota, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar
OS SIGNIFICADOS MOBILIZADOS POR ESTUDANTES AO CRIAREM SITUAÇÕES-PROBLEMA
Ana Karine Dias Caires Brandrão

(2017) GT05 – História da Matemática e Cultura– Comunicação Científica

AS INQUIETAÇÕES QUANTO AOS MÉTODOS DE ENSINO DE ARITMÉTICA NA ESCOLA ELEMENTAR ESTADUNIDENSE NO SÉCULO XIX
Alexandre Souza de Oliveira, Fumikazu Saito
ALGUNS BREVES APONTAMENTOS SOBRE O TRATADO DE ORGANICA CONICARUM SECTIONUM IN PLANO DESCRIPTIONE DE FRANS VAN SCHOOTEN
ENIO HENRIQUE DELEFRATE

(2017) GT06 – Novas tecnologias e Educação à distância– Comunicação Científica

MAPEAMENTO SOBRE GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Rafael Geronimo, Maria José Silva
A INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES POLIVALENTES
Maria Teresa Merino Ruz MastroiannI, Gerson Pastre Oliveira

(2017) GT07 – Formação de professores – Comunicação Científica

CÁLCULO MENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Lilian Ceile Marciano
A PRÁTICA DE ENSINO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ESTADO DO CONHECIMENTO REVELADO EM DISSERTAÇÕES E TESES (2002 A 2015)
Lailson dos Reis Pereira Lopes, Ana Lúcia Manrique
PENSAMENTO ALGÉBRICO: QUE CARACTERÍSTICAS SÃO DESTACADAS POR UM PROFESSOR EM UMA ATIVIDADE COM ESSE FOCO?
Renata Mendes Soares, Barbara Lutaif Bianchini
IMAGINÁRIO, PERCEPÇÃO E TECNOLOGIAS PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA:MAPEAMENTOS DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS.
Vicente Henrique de Oliveira Filho, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: O QUE É?
Lucas Diego Antunes Barbosa, Barbara Lutaif Bianchini
UMA ENGENHARIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES POLIVALENTES: O CONCEITO DE NÚMERO
Emerson Bastos Lomasso

(2017) GT09 – Processos cognitivos – Comunicação Científica

CONVERGÊNCIAS ENTRE AS TEORIAS RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Helena Tavares de Souza

(2017) GT10 – Modelagem Matemática – Comunicação Científica

A PRESENÇA DAS PESQUISAS SOBRE MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ATÉ 2015) NA ÁREA DE ENSINO DA CAPES (2016)
Maria Rosana Soares, Sonia Barbosa Camargo Igliori
A INCLUSÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA MA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO TÉCNICO
Douglas Borreio Maciel dos Santos, João Dimas Saraiva dos Santos
ESTUDO DA PERIODICIDADE A PARTIR DA MODELAGEM MATEMÁTICA A LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
Felipe Costa, Sonia Igliori

(2017) GT12 – Ensino de Probabilidade e Estatística – Comunicação Científica

CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DE COLUNAS POR ALUNOS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
Sergio Aparecido dos Santos, Vagner Donizeti Ferreira Tavares, Marco Rodrigo da Silva Assis
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL COM SUPORTE DO GEOGEBRA
José Ronaldo Alves Araújo
INDÍCIOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE CONTROLE AMBIENTAL ACERCA DA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA NO COTIDIANO
Albertina Maria Batista de Sousa da Silva, Cibelle Aparecida Rosa dos Santos, Vera Lúcia Rangel de Souza
METODOLOGIAS ATIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A ABORDAGEM POR MEIO DE PROJETOS
Cassio Cristiano Giordano, Danilo Saes Corrêa da Silva

(2017) GT13 – Diferença, Inclusão e Ed. Matemática – Comunicação Científica

RESOLUÇÃO GRÁFICA DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES DE PRIMEIRO GRAU: EXPLORANDO O ESTILO DE PENSAMENTO MATEMÁTICO VISUAL COM UM SUJEITO CEGO
Elen Graciele Martins, Barbara Lutaif Bianchini

(2017) GT14 – Didática da Matemática – Comunicação Científica

ORGANIZAÇÃO MATEMÁTICA NA ARTICULAÇÃO DE PRÁTICAS DE RESOLUÇÕES DE SISTEMAS LINEARES E POSIÇÕES RELATIVAS DE RETAS NO ENSINO SUPERIOR
Renne Garcia Paiva, Celina A.A.P. Abar