(2017) Pôster
| O ENSINO DE TEORIA DOS GRUPOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
| Natalia Coelho Soares, Silvia Dias Alcântara Machado, Barbara Lutaif Bianchini |
| O ENSINO DO CÁLCULO E AS METODOLOGIAS ATIVAS | |
| Danilo dos Santos Christo |
| UMA ANÁLISE SOBRE A TEORIA DOS NÚMEROS COMO UM SABER A ENSINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Joice D'Almeida |
(2017) GT01 - Educação Infantil e Fundamental – Comunicação Científica
| A DIMENSÃO AFETIVA EM ALUNOS COM INDICAÇÃO DE FRACASSO EM MATEMÁTICA ESCOLAR DURANTE ATIVIDADE EM GRUPO DE RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE GEOMETRIA | |
| Suzana Nobre |
| O NÚMERO ZERO E O VALOR POSICIONAL NO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS | |
| Aline Tafarelo Tracanella, Barbara Lutaif Bianchini |
| A IMPORTÂNCIA DO USO ADEQUADO DO VOCABULÁRIO GEOMÉTRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Julio Silva de Pontes |
(2017) GT02 - Educação Fundamental (anos finais) e Médio – Comunicação Científica
| REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICAS EM PESQUISAS DIRECIONADAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Jamirley Priscila de Souza de Paula, Gabriel Loureiro de Lima |
(2017) GT03 – Currículo e Educação Matemática – Comunicação Científica
| O CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO: UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS PRODUZIDAS NO BRASIL DESDE 1997 | |
| Fernanda Leite Lopes Beyer |
(2017) GT04 – Ensino Superior – Comunicação Científica
| ALGUNS ASPECTOS TEÓRICOS DA TEORIA COGNITIVISTA DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Paulo Ferreira do Carmo |
| ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS EM CURSOS DE ENGENHARIA MECÂNICA | |
| Rieuse Lopes, Gabriel Loureiro de Lima |
| UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DAS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS | |
| Galvina Maria de Souza |
| A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE CONCEITOS RELACIONADOS ÀS APLICAÇÕES GEOMÉTRICAS DA INTEGRAL NA PERSPECTIVA DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO | |
| Janine Freitas Mota, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar |
| OS SIGNIFICADOS MOBILIZADOS POR ESTUDANTES AO CRIAREM SITUAÇÕES-PROBLEMA | |
| Ana Karine Dias Caires Brandrão |
(2017) GT05 – História da Matemática e Cultura– Comunicação Científica
| AS INQUIETAÇÕES QUANTO AOS MÉTODOS DE ENSINO DE ARITMÉTICA NA ESCOLA ELEMENTAR ESTADUNIDENSE NO SÉCULO XIX | |
| Alexandre Souza de Oliveira, Fumikazu Saito |
| ALGUNS BREVES APONTAMENTOS SOBRE O TRATADO DE ORGANICA CONICARUM SECTIONUM IN PLANO DESCRIPTIONE DE FRANS VAN SCHOOTEN | |
| ENIO HENRIQUE DELEFRATE |
(2017) GT06 – Novas tecnologias e Educação à distância– Comunicação Científica
| MAPEAMENTO SOBRE GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Rafael Geronimo, Maria José Silva |
| A INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES POLIVALENTES | |
| Maria Teresa Merino Ruz MastroiannI, Gerson Pastre Oliveira |
(2017) GT07 – Formação de professores – Comunicação Científica
| CÁLCULO MENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Lilian Ceile Marciano |
| A PRÁTICA DE ENSINO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ESTADO DO CONHECIMENTO REVELADO EM DISSERTAÇÕES E TESES (2002 A 2015) | |
| Lailson dos Reis Pereira Lopes, Ana Lúcia Manrique |
| PENSAMENTO ALGÉBRICO: QUE CARACTERÍSTICAS SÃO DESTACADAS POR UM PROFESSOR EM UMA ATIVIDADE COM ESSE FOCO? | |
| Renata Mendes Soares, Barbara Lutaif Bianchini |
| IMAGINÁRIO, PERCEPÇÃO E TECNOLOGIAS PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA:MAPEAMENTOS DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. | |
| Vicente Henrique de Oliveira Filho, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar |
| A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: O QUE É? | |
| Lucas Diego Antunes Barbosa, Barbara Lutaif Bianchini |
| UMA ENGENHARIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES POLIVALENTES: O CONCEITO DE NÚMERO | |
| Emerson Bastos Lomasso |
(2017) GT09 – Processos cognitivos – Comunicação Científica
| CONVERGÊNCIAS ENTRE AS TEORIAS RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
| Helena Tavares de Souza |
(2017) GT10 – Modelagem Matemática – Comunicação Científica
| A PRESENÇA DAS PESQUISAS SOBRE MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ATÉ 2015) NA ÁREA DE ENSINO DA CAPES (2016) | |
| Maria Rosana Soares, Sonia Barbosa Camargo Igliori |
| A INCLUSÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA MA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO TÉCNICO | |
| Douglas Borreio Maciel dos Santos, João Dimas Saraiva dos Santos |
| ESTUDO DA PERIODICIDADE A PARTIR DA MODELAGEM MATEMÁTICA A LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. | |
| Felipe Costa, Sonia Igliori |
(2017) GT12 – Ensino de Probabilidade e Estatística – Comunicação Científica
| CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DE COLUNAS POR ALUNOS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. | |
| Sergio Aparecido dos Santos, Vagner Donizeti Ferreira Tavares, Marco Rodrigo da Silva Assis |
| UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL COM SUPORTE DO GEOGEBRA | |
| José Ronaldo Alves Araújo |
| INDÍCIOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE CONTROLE AMBIENTAL ACERCA DA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA NO COTIDIANO | |
| Albertina Maria Batista de Sousa da Silva, Cibelle Aparecida Rosa dos Santos, Vera Lúcia Rangel de Souza |
| METODOLOGIAS ATIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A ABORDAGEM POR MEIO DE PROJETOS | |
| Cassio Cristiano Giordano, Danilo Saes Corrêa da Silva |
(2017) GT13 – Diferença, Inclusão e Ed. Matemática – Comunicação Científica
| RESOLUÇÃO GRÁFICA DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES DE PRIMEIRO GRAU: EXPLORANDO O ESTILO DE PENSAMENTO MATEMÁTICO VISUAL COM UM SUJEITO CEGO | |
| Elen Graciele Martins, Barbara Lutaif Bianchini |
(2017) GT14 – Didática da Matemática – Comunicação Científica
| ORGANIZAÇÃO MATEMÁTICA NA ARTICULAÇÃO DE PRÁTICAS DE RESOLUÇÕES DE SISTEMAS LINEARES E POSIÇÕES RELATIVAS DE RETAS NO ENSINO SUPERIOR | |
| Renne Garcia Paiva, Celina A.A.P. Abar |