Anais do Encontro de Produção Discente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e Áreas Afins
2017
(CC) = Comunicação Científica (POS) = Poster
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICAS EM PESQUISAS DIRECIONADAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Jamirley Priscila de Souza de Paula, Gabriel Loureiro de Lima (CC)
ALGUNS ASPECTOS TEÓRICOS DA TEORIA COGNITIVISTA DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Paulo Ferreira do Carmo (CC)
CÁLCULO MENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Lilian Ceile Marciano (CC)
CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DE COLUNAS POR ALUNOS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Sergio Aparecido dos Santos, Vagner Donizeti Ferreira Tavares, Marco Rodrigo da Silva Assis (CC)
AS INQUIETAÇÕES QUANTO AOS MÉTODOS DE ENSINO DE ARITMÉTICA NA ESCOLA ELEMENTAR ESTADUNIDENSE NO SÉCULO XIX
Alexandre Souza de Oliveira, Fumikazu Saito (CC)
O CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO: UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS PRODUZIDAS NO BRASIL DESDE 1997
Fernanda Leite Lopes Beyer (CC)
CONVERGÊNCIAS ENTRE AS TEORIAS RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Helena Tavares de Souza (CC)
RESOLUÇÃO GRÁFICA DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES DE PRIMEIRO GRAU: EXPLORANDO O ESTILO DE PENSAMENTO MATEMÁTICO VISUAL COM UM SUJEITO CEGO
Elen Graciele Martins, Barbara Lutaif Bianchini (CC)
A DIMENSÃO AFETIVA EM ALUNOS COM INDICAÇÃO DE FRACASSO EM MATEMÁTICA ESCOLAR DURANTE ATIVIDADE EM GRUPO DE RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE GEOMETRIA
Suzana Nobre (CC)
MAPEAMENTO SOBRE GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Rafael Geronimo, Maria José Ferreira da Silva (CC)
O ENSINO DE TEORIA DOS GRUPOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Natalia Coelho Soares, Silvia Dias Alcântara Machado, Barbara Lutaif Bianchini (POS)
ORGANIZAÇÃO MATEMÁTICA NA ARTICULAÇÃO DE PRÁTICAS DE RESOLUÇÕES DE SISTEMAS LINEARES E POSIÇÕES RELATIVAS DE RETAS NO ENSINO SUPERIOR
Renne Garcia Paiva, Celina A.A.P. Abar (CC)
A PRESENÇA DAS PESQUISAS SOBRE MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ATÉ 2015) NA ÁREA DE ENSINO DA CAPES (2016)
Maria Rosana Soares, Sonia Barbosa Camargo Igliori (CC)
ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS EM CURSOS DE ENGENHARIA MECÂNICA
Rieuse Lopes, Gabriel Loureiro de Lima (CC)
ALGUNS BREVES APONTAMENTOS SOBRE O TRATADO DE ORGANICA CONICARUM SECTIONUM IN PLANO DESCRIPTIONE DE FRANS VAN SCHOOTEN
Enio Henrique Delefrate (CC)
O NÚMERO ZERO E O VALOR POSICIONAL NO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS
Aline Tafarelo Tracanella, Barbara Lutaif Bianchini (CC)
O ENSINO DO CÁLCULO E AS METODOLOGIAS ATIVAS
Danilo dos Santos Christo (POS)
A PRÁTICA DE ENSINO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ESTADO DO CONHECIMENTO REVELADO EM DISSERTAÇÕES E TESES (2002 A 2015)
Lailson dos Reis Pereira Lopes, Ana Lúcia Manrique (CC)
A INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES POLIVALENTES
Maria Teresa Merino Ruz MastroiannI, Gerson Pastre Oliveira (CC)
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL COM SUPORTE DO GEOGEBRA
José Ronaldo Alves Araújo (CC)
A IMPORTÂNCIA DO USO ADEQUADO DO VOCABULÁRIO GEOMÉTRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Julio Silva de Pontes (CC)
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DAS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS
Galvina Maria de Souza (CC)
UMA ANÁLISE SOBRE A TEORIA DOS NÚMEROS COMO UM SABER A ENSINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Joice D'Almeida (POS)
PENSAMENTO ALGÉBRICO: QUE CARACTERÍSTICAS SÃO DESTACADAS POR UM PROFESSOR EM UMA ATIVIDADE COM ESSE FOCO?
Renata Mendes Soares, Barbara Lutaif Bianchini (CC)
INDÍCIOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE CONTROLE AMBIENTAL ACERCA DA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA NO COTIDIANO
Albertina Maria Batista de Sousa da Silva, Cibelle Aparecida Rosa dos Santos, Vera Lúcia Rangel de Souza (CC)
CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE CONCEITOS RELACIONADOS ÀS APLICAÇÕES GEOMÉTRICAS DA INTEGRAL
Janine Freitas Mota, Celina Almeida Abar (CC)
OS SIGNIFICADOS MOBILIZADOS POR ESTUDANTES AO CRIAREM SITUAÇÕES-PROBLEMA
Ana Karine Dias Caires Brandrão, Saddo Ag Almouloud (CC)
A INCLUSÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA MA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO TÉCNICO
Douglas Borreio Maciel dos Santos, João Dimas Saraiva dos Santos (CC)
METODOLOGIAS ATIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A ABORDAGEM POR MEIO DE PROJETOS
Cassio Cristiano Giordano, Danilo Saes Corrêa da Silva (CC)
IMAGINÁRIO, PERCEPÇÃO E TECNOLOGIAS PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA: MAPEAMENTOS DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS
Vicente Henrique de Oliveira Filho, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar
ESTUDO DA PERIODICIDADE A PARTIR DA MODELAGEM MATEMÁTICA A LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Felipe Costa, Sonia Igliori (CC)
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: O QUE É?
Lucas Diego Antunes Barbosa, Barbara Lutaif Bianchini (CC)
UMA ENGENHARIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES POLIVALENTES: O CONCEITO DE NÚMERO
Emerson Bastos Lomasso (CC)
Anais do Encontro de Produção Discente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e Áreas Afins
2016
Seção I: Comunicações
ABORDAGEM DA DERIVADA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO SUPERIOR, A - Rogério Lobo
ÁLGEBRA E O PENSAMENTO ALGÉBRICO NA PROPOSTA DE BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, A - José Roberto de Campos Lima; Bárbara Lutaif Bianchini
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O ENSINO DE MATEMÁTICA, A - Maria Aparecida Silva de Souza; Saddo Ag Almouloud
ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS E O ARTISTA PROFESSOR, A - Rogério Osvaldo Chaparin
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE POR MEIO DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS ENVOLVENDO A GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES COM USO DE TENOLOGIAS DIGITAIS - Elvis Miranda Silveira
INFLUÊNCIA DA TEORIA DE GAUSS SOBRE PROGRESSÕES ARITMÉTICAS NA MATEMÁTICA FINANCEIRA, A - Anísio Costa Castelo Branco; Celina A. A. P. Abar
CAMINHOS PARA COMPREENSÃO DE TEXTOS MATEMÁTICOS - Helena Tavares de Souza; Sonia Barbosa Camargo Igliori
CONCEITO DE FUNÇÃO: DESENVOLVIMENTO E DIFICULDADES PRESENTES NOS SEUS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, O - Patricia da Costa Lima; Gabriel Loureiro de Lima
CONCEITO DE FUNÇÕES NAS ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA, O - Maria Rosana Soares
CONHECIMENTOS DOCENTES E AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS ENVOLVENDO O NÚMERO ZERO, OS - Aline Tafarelo Tracanella; Barbara Lutaif Bianchini
CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES SOBRE GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA: UM ESTUDO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO - Rita Lobo Freitas; Saddo Ag Almouloud
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CURRÍCULOS PRESCRITOS: UM ESTUDO COMPARATIVO DOS CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE BRASIL E MÉXICO - Marcelo Navarro da Silva
ENSINO DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL COM O SUPORTE DO SOFTWARE GEOGEBRA, O - José Ronaldo Alves Araújo
Ensino e Aprendizagem de Matemática para deficientes visuais: o que revelam as pesquisas brasileiras realizadas entre 2004 e 2015 - Nilza dos Santos Rodrigues Cézar; Bárbara Lutaif Bianchini
FUNÇÃO AFIM: UM ENSINO A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - Felipe de Almeida Costa; Wilson Rennó; Douglas Borreio Maciel dos Santos
GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: aportes sobre uma investigação em andamento - Marcos Lopes de Oliveira; Gerson Pastre de Oliveira
GEOGEBRA COMO INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO DE ATIVIDADES DO IMAGICIEL, O - Hércules Nascimento Silva
GEOGEBRA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO DE DEMONSTRAÇÕES DE TEOREMAS DE REGIOMONTANUS - Luiz Felipe de Arújo Mod
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE TEÓRICO-METODOLÓGICA - Ângela Maria dos Santos; Gabriel Loureiro de Lima
MATEMÁTICA E A PESSOA CEGA: UM BREVE PANORAMA DAS PESQUISAS REALIZADAS NO BRASIL ENTRE 2010 E 2015, A - Elen Graciele Martins; Barbara Lutaif Bianchini
NOÇÕES DE PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO UTILIZADOS EM PESQUISAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - Paulo Ferreira do Carmo; Sonia Barbosa Camargo Igliori
PERFIL DOS INGRESSANTES EM 2016 NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA - Lucas Diego Antunes Barbosa; Laudicéia Fortunato Gusmão; Barbara Lutaif Bianchini
PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO E A ESCRITA DO DOCUMENTO CURRICULAR DE MATEMÁTICA, OS - Wanusa Rodrigues da Silva
PROPOSTA PARA O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - Vicente Henrique de Oliveira Filho; Gilberto Tavares dos Santos
RECURSOS PARA O ENSINO DO CONCEITO DE FUNÇÃO - Marcio Vieira de Almeida; Sonia Barbosa Camargo Igliori
RELAÇÕES ENTRE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E MATERIAIS CURRICULARES - Simone Bueno; Saddo Ag Almouloud
SABERES DOCENTES E ANÁLISE DO MILIEU DESCENDENTE EM UMA ATIVIDADE SOBRE PENSAMENTO ALGÉBRICO - Renata Mendes Soares; Barbara Lutaif Bianchini
UM ESTUDO SOBRE OS SIGNIFICADOS DO SINAL DE IGUALDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL II - Patricia de Souza Ferreira da Cruz; Barbara Lutaif Bianchini
Seção II: Pôsteres
ENSINO DE TEORIA DOS GRUPOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, O - Natália Coelho Soares; Silvia Dias Alcântara Machado
ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS REALIZADAS NO ESTADO DE SÃO PAULO ACERCA DE NÚMEROS FRACIONÁRIOS ENTRE OS ANOS DE 2000 E 2016 - Monique Lopes dos Santos Dias
ESTADO DA ARTE DE PESQUISAS REALIZADAS NO BRASIL A RESPEITO DO CAMPO MULTIPLICATIVO - Fernanda Leite Lopes Beyer
ESTADO DA ARTE DOS TRABALHOS ACADÊMICOS DE GEOMETRIA ESPACIAL - Jéssica Barbosa dos Passos Sanchez
FORMAÇÃO DOCENTE E O INCENTIVO ÀS HABILIDADES NÃO COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA - Felipe Augusto de Mesquita Comelli; Ana Lúcia Manrique
GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA INVESTIGAÇÃO EM ANDAMENTO COM FOCO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA - Marcos Lopes de Oliveira; Gerson Pastre de Oliveira
PENSAMENTO ESTATÍSTICO, UMA ATIVIDADE PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO - Danilo Saes Corrêa da Silva; Cileda de Queiroz e Silva Coutinho
PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: SENTIMENTOS, DESAFIOS, VIVÊNCIAS E SUPERAÇÕES DOS INICIANTES - Raquel Seriani; Cibele A.Santos Rosa; Vera Lúcia Rangel Souza