Comunicações
WEB CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CONHECIMENTOS | |
Alessandra Rodrigues, Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano |
OS “ESTRANGEIROS” NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: O PÚBLICO E O PRIVADO IN ACTU | |
Ana Paula Carvalho, Juliana Silva, Lhays Marinho |
INTERAÇÃO NA MODALIDADE EaD: ANÁLISE DE UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | Sem título |
Frederico Fonseca Fernandes, Suely Scherer |
NOVOS RUMOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS | |
Mirelen Taira Silva, Lucélia Tavares Guimarães |
Competências para Empreender na sociedade em Rede | |
KARINE PINHEIRO DE SOUZA, Bento Duarte da Silva |
A TECNOLOGIA MÓVEL CONECTADA NAS MÃOS DOS SUJEITOS DO CURRÍCULO: A EXPERIÊNCIA UM COMPUTADOR POR ALUNO NA REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI | |
Jayson Magno Silva |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES em tempos de CIBERCULTURA : um diálogo entre Freire, Brito e Castells. | |
Ariana Gerzson Knoll, Glaucia da Silva Brito, Michele Simonian |
GAMES E GAMIFICAÇÃO NA MODALIDADE EAD: DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA À PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Eliane Schlemmer, Wagner dos Santos Chagas, Bruna Schuster |
Mundo das Letras: um aplicativo desenvolvido para a Educação Infantil | |
Joseane Terto Souza |
ESTUDO DA BASE NACIONAL CURRICULAR NO CADADÁ, FINLÂNDIA E PORTUGAL | |
Tatiana Soster, Fernando Almeida |
PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL E COM OS COTIDIANOS NA CIBERCULTURA: TECENDO A METODOLOGIA COM UM RIGOR OUTRO | |
Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, Edméa Santos |
OS DESAFIOS DA PRÁXIS INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR: SABERES POR MEIO DA ARTE E LUDICIDADE | |
Ana Lúcia Gomes da Silva, Franchys Marizethe Nascimento Santana |
FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE SOCIAL FACEBOOK: O DISCURSO COLETIVO DOS SABERES CONSTRUÍDOS POR PROFESSORES INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS | |
Maria Cristina Lima Paniago, Rosimeire Martins Régis dos Santos, Katia Alexandra Godoi |
TEMAS E DILEMAS CONTEMPORÂNEOS: A FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA E A APROPRIAÇÃO DAS TIC POR ESTUDANTES DO/NO ENSINO SUPERIOR | |
judilma aline silva, Adriana Rocha Bruno, Sebatião Gomes Almeida Junior |
ENSINO DA ARTE COM MOBILIDADE | |
ALEX MELO DA SILVA, TACIA GRACIELE DE ALBUQUERQUE SILVA, ANAMELEA DE CAMPOS PINTO |
O USO COTIDIANO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO CONTEXTO FAVORÁVEL À INSERÇÃO DA EAD NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EJA | |
Flávia Andréa Santos, Sérgio Paulino Abranches |
MERITOCRACIA E (IN)JUSTIÇA EDUCATIVA NA ESCOLA BÁSICA MILITAR | |
Rosana SAnt'Ana de Morais |
CIDADANIA, CURRÍCULO E MÍDIAS DIGITAIS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA | |
Patricia Reginalda da Silva Selau, Daniel de Queiroz Lopes |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO POTENCIALIZADORA DE PISTAS PARA REORIENTAÇÃO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA | |
Senhora Mariluza Sartori |
A PROPOSTA CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: ASPECTOS ORGANIZACIONAIS, PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS | |
Flávio dos Santos Sapucaia, Ana Chiummo, Emilio Celso de Oliveira |
O PROJETO ECO, OS MOOCS, O CENÁRIO DE EXPANSÃO E DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E UM BREVE OLHAR PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA | Sem título |
Warlley Ferreira Sahb, Fernando José de Almeida |
Pôsteres
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS NAS SALAS DE AULA DO CURSO DE PEDAGOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO HÍBRIDO | PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS NAS SAL |
Ivaneide Dantas da Silva |
WEB CURRÍCULO, POSSIBILIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM TDIC | |
MALTON DE OLIVEIRA FUCKNER, THIAGO BARBOSA SILVA |
A PLATAFORMA MODULAR OBJECT-ORIENTED DYNAMIC LEARNING ENVIRONMENT (MOODLE) COMO ESPAÇO DE SUPLEMENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO | |
Katia Regina Xavier da Silva, Marcio Nogueira de Sá, Bruno Rafael Soares |
O MOVIMENTO MAKER ACESSIBILIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL | Sem título |
Mary Grace Pereira Andrioli, Thiago Schumacher Barcelos, Claudia Stippe |
PROJETO DE PESQUISA - O BRINCAR COM SUCATA NA RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E COMO POTENCIALIAZADOR DO PROCESSO CRIATIVO COM CRIANÇAS ATÉ 2 ANOS | |
Márcia Tostes Costa da Silva |
OS REFLEXOS DO CEDEI NA FORMAÇÃO CONTINUADA DAS PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL LUDOVICENSE | |
Andréa Rodrigues de Souza |
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA: DAS RESISTÊNCIAS DOCENTES A UMA PEDAGOGIA DO PENSAR A LUZ DO LETRAMENTO DIGITAL, TECNOLÓGICO E MIDIÁTICO | |
Francisco Renato Lima, Jovina da Silva |
Oficinas
Interação, acessibilidade e aprendizagem com Makey Makey, Kinnect, Arduíno e Scratch | |
Mary Grace Pereira Andrioli, Thiago Schumacher Barcelos, Pedro Stippe |
Construção de webquest | |
Eli Lopes da Silva, Manoela Albertoni Silveira, Nádia Henedi Lemos Simão |
Vivência interdisciplinar do cuidar e nutrir com consciência | VIVÊNCIA INTERDISCIPLINAR DO CU |
Simone moura Andrioli de Castro Andrade, Fátima Aparecida Arantes Sardinha, ANA Maria Ruiz Tomazoni |
Design de Educação Digital: Projetar num contexto híbrido e multimodal | |
EDERSON Luiz Locatelli, Nelson Luis Eufrasio Junior, Eliane Schlemmer |
O uso da plataforma Fábrica de Aplicativos para dispositivos móveis | |
ALEX MELO DA SILVA, TACIA GRACIELE DE ALBUQUERQUE SILVA, ANAMELEA DE CAMPOS PINTO |
A formação docente em foco: pensando a prática com a ajuda da arte | |
Alexandre Saul, Fernanda Quatorze Voltas |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: USO DE SOFTWARE DE AUTORIA COMO RECURSO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | |
Joelma da Silveira, Patrícia Francisca da Silva Araújo |
Relatos de Práticas Pedagógicas
Título: Um projeto a quatro mãos – Interdisciplinaridade, tecnologia, cooperação e pesquisa. | |
Sara D'Almeida Dantas, Renata Pereira Salazar |
" O Cavalo de Tróia” na Educação: uma vivência simbólica interdisciplinar | |
Simone moura Andrioli de Castro Andrade, Jerley Pereira da Silva |
Kalahari em um minuto | Kalahari em um minuto |
Aldo Francisco Umanzor Ordenes, Marcelo Yukio Sato |
A escola e o sistema de educação brasileiro – a perspectiva dos alunos. | |
Bárbara Szuparits Silva, Victor Marques Macário |
Educação crítica de surdos em uma escola inclusiva | |
Renan Soares |
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NA PLATAFORMA MOODLE | EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉ |
Marcio Nogueira de Sá, Kátia Regina Xavier da Silva, Bruno Rafael Soares |
A construção do conhecimento a partir de uma Rede de Pesquisa Colaborativa (EDMODO) | |
Edvania Cristina Cipriano Rodrigues da Silva, Verônica da Silva Aparecida Lorenzetti, Edvania Cristina Cipriano Rodrigues Silva, Sueli Aparecida Lira |
PENSAMENTO FREIREANO, LEITURA E ALFABETIZAÇÃO COM EDUCANDOS DA ESCOLA PÚBLICA | |
JESUS LOPES SILVA |
Educação permanente à distância: capacitação de profissionais da rede de Urgência e Emergência do SUS | |
Juliana Bezerra Joaquim Campos, Ricardo Mendes Mendes Santos, Gabrielle Passarini Mendes Carvalho, Rita Maria Lino Tarcia |
Projeto Luz na Minha Vida-Narrativas Digitais | |
Ana Maria Ribas, Cleiton de Souza Santos, kamila Salles |
Seminário de Pesquisa
PIBID: A EMERGENTE POLITICA PUBLICA BRASILEIRA PARA A TRANSFORMACAO DA FORMACAO DE PROFESSORES DE MATEMATICA? REALIDADE OU MITO? | |
Fernanda Scaciota Simoes da Silva |
PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE O USO WHATSAPP EM UM CURSO DE EFE PARA GUIAS DE TURISMO | |
FREDERICO CHAVES SAMPAIO JUNIOR |
AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO E OS POSSÍVEIS IMPACTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO | |
MAURICIO DE SOUSA |
O ensinar e o aprender freireano na escola pública | |
Angélica Ramacciotti, Ana Maria Saul |
ENSINO DE CIÊNCIAS EM REDE: POSSIBILIDADES E IMPLICAÇÕES DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA USO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE | |
Neila Andrade Tostes Lopez Santos |