Comunicações
| WEB CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CONHECIMENTOS | |
| Alessandra Rodrigues, Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano |
| OS “ESTRANGEIROS” NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: O PÚBLICO E O PRIVADO IN ACTU | |
| Ana Paula Carvalho, Juliana Silva, Lhays Marinho |
| INTERAÇÃO NA MODALIDADE EaD: ANÁLISE DE UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | Sem título |
| Frederico Fonseca Fernandes, Suely Scherer |
| NOVOS RUMOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS | |
| Mirelen Taira Silva, Lucélia Tavares Guimarães |
| Competências para Empreender na sociedade em Rede | |
| KARINE PINHEIRO DE SOUZA, Bento Duarte da Silva |
| A TECNOLOGIA MÓVEL CONECTADA NAS MÃOS DOS SUJEITOS DO CURRÍCULO: A EXPERIÊNCIA UM COMPUTADOR POR ALUNO NA REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI | |
| Jayson Magno Silva |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES em tempos de CIBERCULTURA : um diálogo entre Freire, Brito e Castells. | |
| Ariana Gerzson Knoll, Glaucia da Silva Brito, Michele Simonian |
| GAMES E GAMIFICAÇÃO NA MODALIDADE EAD: DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA À PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Eliane Schlemmer, Wagner dos Santos Chagas, Bruna Schuster |
| Mundo das Letras: um aplicativo desenvolvido para a Educação Infantil | |
| Joseane Terto Souza |
| ESTUDO DA BASE NACIONAL CURRICULAR NO CADADÁ, FINLÂNDIA E PORTUGAL | |
| Tatiana Soster, Fernando Almeida |
| PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL E COM OS COTIDIANOS NA CIBERCULTURA: TECENDO A METODOLOGIA COM UM RIGOR OUTRO | |
| Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, Edméa Santos |
| OS DESAFIOS DA PRÁXIS INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR: SABERES POR MEIO DA ARTE E LUDICIDADE | |
| Ana Lúcia Gomes da Silva, Franchys Marizethe Nascimento Santana |
| FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE SOCIAL FACEBOOK: O DISCURSO COLETIVO DOS SABERES CONSTRUÍDOS POR PROFESSORES INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS | |
| Maria Cristina Lima Paniago, Rosimeire Martins Régis dos Santos, Katia Alexandra Godoi |
| TEMAS E DILEMAS CONTEMPORÂNEOS: A FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA E A APROPRIAÇÃO DAS TIC POR ESTUDANTES DO/NO ENSINO SUPERIOR | |
| judilma aline silva, Adriana Rocha Bruno, Sebatião Gomes Almeida Junior |
| ENSINO DA ARTE COM MOBILIDADE | |
| ALEX MELO DA SILVA, TACIA GRACIELE DE ALBUQUERQUE SILVA, ANAMELEA DE CAMPOS PINTO |
| O USO COTIDIANO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO CONTEXTO FAVORÁVEL À INSERÇÃO DA EAD NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EJA | |
| Flávia Andréa Santos, Sérgio Paulino Abranches |
| MERITOCRACIA E (IN)JUSTIÇA EDUCATIVA NA ESCOLA BÁSICA MILITAR | |
| Rosana SAnt'Ana de Morais |
| CIDADANIA, CURRÍCULO E MÍDIAS DIGITAIS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA | |
| Patricia Reginalda da Silva Selau, Daniel de Queiroz Lopes |
| A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO POTENCIALIZADORA DE PISTAS PARA REORIENTAÇÃO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA | |
| Senhora Mariluza Sartori |
| A PROPOSTA CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: ASPECTOS ORGANIZACIONAIS, PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS | |
| Flávio dos Santos Sapucaia, Ana Chiummo, Emilio Celso de Oliveira |
| O PROJETO ECO, OS MOOCS, O CENÁRIO DE EXPANSÃO E DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E UM BREVE OLHAR PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA | Sem título |
| Warlley Ferreira Sahb, Fernando José de Almeida |
Pôsteres
| PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS NAS SALAS DE AULA DO CURSO DE PEDAGOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO HÍBRIDO | PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS NAS SAL |
| Ivaneide Dantas da Silva |
| WEB CURRÍCULO, POSSIBILIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM TDIC | |
| MALTON DE OLIVEIRA FUCKNER, THIAGO BARBOSA SILVA |
| A PLATAFORMA MODULAR OBJECT-ORIENTED DYNAMIC LEARNING ENVIRONMENT (MOODLE) COMO ESPAÇO DE SUPLEMENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO | |
| Katia Regina Xavier da Silva, Marcio Nogueira de Sá, Bruno Rafael Soares |
| O MOVIMENTO MAKER ACESSIBILIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL | Sem título |
| Mary Grace Pereira Andrioli, Thiago Schumacher Barcelos, Claudia Stippe |
| PROJETO DE PESQUISA - O BRINCAR COM SUCATA NA RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E COMO POTENCIALIAZADOR DO PROCESSO CRIATIVO COM CRIANÇAS ATÉ 2 ANOS | |
| Márcia Tostes Costa da Silva |
| OS REFLEXOS DO CEDEI NA FORMAÇÃO CONTINUADA DAS PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL LUDOVICENSE | |
| Andréa Rodrigues de Souza |
| TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA: DAS RESISTÊNCIAS DOCENTES A UMA PEDAGOGIA DO PENSAR A LUZ DO LETRAMENTO DIGITAL, TECNOLÓGICO E MIDIÁTICO | |
| Francisco Renato Lima, Jovina da Silva |
Oficinas
| Interação, acessibilidade e aprendizagem com Makey Makey, Kinnect, Arduíno e Scratch | |
| Mary Grace Pereira Andrioli, Thiago Schumacher Barcelos, Pedro Stippe |
| Construção de webquest | |
| Eli Lopes da Silva, Manoela Albertoni Silveira, Nádia Henedi Lemos Simão |
| Vivência interdisciplinar do cuidar e nutrir com consciência | VIVÊNCIA INTERDISCIPLINAR DO CU |
| Simone moura Andrioli de Castro Andrade, Fátima Aparecida Arantes Sardinha, ANA Maria Ruiz Tomazoni |
| Design de Educação Digital: Projetar num contexto híbrido e multimodal | |
| EDERSON Luiz Locatelli, Nelson Luis Eufrasio Junior, Eliane Schlemmer |
| O uso da plataforma Fábrica de Aplicativos para dispositivos móveis | |
| ALEX MELO DA SILVA, TACIA GRACIELE DE ALBUQUERQUE SILVA, ANAMELEA DE CAMPOS PINTO |
| A formação docente em foco: pensando a prática com a ajuda da arte | |
| Alexandre Saul, Fernanda Quatorze Voltas |
| EDUCAÇÃO INCLUSIVA: USO DE SOFTWARE DE AUTORIA COMO RECURSO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | |
| Joelma da Silveira, Patrícia Francisca da Silva Araújo |
Relatos de Práticas Pedagógicas
| Título: Um projeto a quatro mãos – Interdisciplinaridade, tecnologia, cooperação e pesquisa. | |
| Sara D'Almeida Dantas, Renata Pereira Salazar |
| " O Cavalo de Tróia” na Educação: uma vivência simbólica interdisciplinar | |
| Simone moura Andrioli de Castro Andrade, Jerley Pereira da Silva |
| Kalahari em um minuto | Kalahari em um minuto |
| Aldo Francisco Umanzor Ordenes, Marcelo Yukio Sato |
| A escola e o sistema de educação brasileiro – a perspectiva dos alunos. | |
| Bárbara Szuparits Silva, Victor Marques Macário |
| Educação crítica de surdos em uma escola inclusiva | |
| Renan Soares |
| EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NA PLATAFORMA MOODLE | EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉ |
| Marcio Nogueira de Sá, Kátia Regina Xavier da Silva, Bruno Rafael Soares |
| A construção do conhecimento a partir de uma Rede de Pesquisa Colaborativa (EDMODO) | |
| Edvania Cristina Cipriano Rodrigues da Silva, Verônica da Silva Aparecida Lorenzetti, Edvania Cristina Cipriano Rodrigues Silva, Sueli Aparecida Lira |
| PENSAMENTO FREIREANO, LEITURA E ALFABETIZAÇÃO COM EDUCANDOS DA ESCOLA PÚBLICA | |
| JESUS LOPES SILVA |
| Educação permanente à distância: capacitação de profissionais da rede de Urgência e Emergência do SUS | |
| Juliana Bezerra Joaquim Campos, Ricardo Mendes Mendes Santos, Gabrielle Passarini Mendes Carvalho, Rita Maria Lino Tarcia |
| Projeto Luz na Minha Vida-Narrativas Digitais | |
| Ana Maria Ribas, Cleiton de Souza Santos, kamila Salles |
Seminário de Pesquisa
| PIBID: A EMERGENTE POLITICA PUBLICA BRASILEIRA PARA A TRANSFORMACAO DA FORMACAO DE PROFESSORES DE MATEMATICA? REALIDADE OU MITO? | |
| Fernanda Scaciota Simoes da Silva |
| PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE O USO WHATSAPP EM UM CURSO DE EFE PARA GUIAS DE TURISMO | |
| FREDERICO CHAVES SAMPAIO JUNIOR |
| AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO E OS POSSÍVEIS IMPACTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO | |
| MAURICIO DE SOUSA |
| O ensinar e o aprender freireano na escola pública | |
| Angélica Ramacciotti, Ana Maria Saul |
| ENSINO DE CIÊNCIAS EM REDE: POSSIBILIDADES E IMPLICAÇÕES DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA USO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE | |
| Neila Andrade Tostes Lopez Santos |